27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

A casa caiu! - 05/12/2023, 07:37 - Silvânia Nascimento

Operação fecha o cerco contra grupo que entregava armas para facções

As investigações começaram na Delegacia da Polícia em Vitória da Conquista na Bahia, em 2020,

Investigações  da PF começaram na Bahia
Investigações da PF começaram na Bahia |  Foto: Divulgação | Polícia Federal

Uma operação contra um grupo suspeito de entregar 43 mil armas para os chefes das maiores facções do país foi deflagrada nesta terça-feira (5) pela Polícia Federal (PF). As armas eram importadas da Europa para o Paraguai, onde eram raspadas e revendidas a grupos de intermediários que atuavam na fronteira do Brasil com Paraguai, para serem revendidas às principais facções criminosas do Brasil.

Os suspeitos atuavam com o tráfico de armas de fogo da Europa para a América do Sul. Uma empresa sediada em Assunção, no Paraguai, foi responsável pela importação de milhares de pistolas, fuzis e munições de vários fabricantes europeus sediados na Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia.

Segundo informações da PF, as investigações começaram na Delegacia da Polícia em Vitória da Conquista na Bahia, em 2020, local em que dois indivíduos foram presos em flagrante na posse de 23 pistolas de origem croata e dois fuzis com indícios de adulteração, além de munições e carregadores.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, estima-se que, desde o início das investigações, a empresa investigada importou cerca de 43.000 armas para o Paraguai movimentando em 3 anos cerca de R$ 1,2 bilhão de reais.

Neste período foram realizadas 67 apreensões que totalizam 659 armas apreendidas no território brasileiro, apreensões estas realizadas em 10 Estados da federação: Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará.

exclamção leia também