Três foragidos da Justiça foram adicionados, nesta quarta-feira (27), ao Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Leia também:
Operação policial coloca matadores de João Rebello na mira
Bahia tem maior rede de comunicação de forças de segurança do Brasil
Todos os líderes pertencem às facções atuantes na Região Metropolitana de Salvador (RMS), especificamente na cidade de Camaçari.
Quem são eles
Marivan Elias da Silva, conhecido como “Quila” ou “Kila”, agora ocupa a carta Valete de Paus. Condenado por tráfico de drogas, ele retorna à ferramenta após ter figurado, em 2016, como Seis de Copas, por homicídio qualificado.
O mandado dele foi revogado pela Justiça em 2018. Apontado como chefe de um bonde pesado, 'Quila' é descrito como altamente perigoso.
João Ivan Oliveira Rodrigues, apelidado de 'Meiquinho', volta ao baralho como Valete de Espadas. Ele já havia sido inserido na ferramenta em maio de 2020, como Ás de Ouros, e se entregou à polícia 15 dias depois.
Também líder de facção, o meliante é acusado de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas.
Jonathan Santana Valverde, conhecido como 'Dom' ou 'Jonh', foi incluído como Dez de Ouros. Ele possui quatro mandados de prisão por homicídio qualificado e tráfico de drogas, e é considerado uma peça-chave no comando de atividades ilícitas na região.
Ajuda do povo
A SSP reforça a importância da colaboração da população para capturar os criminosos do baralho. Denúncias podem ser feitas através do telefone 181 ou pelo site do Disque Denúncia.
As ligações para o 181 contam com tecnologia que impede a identificação do número e da localização do denunciante, de forma a garantir sigilo absoluto.