A Bahia se tornou o estado com o maior número de antenas de estação rádio base instaladas no Brasil. O marco ‘grandão’ foi anunciado na tarde desta terça-feira (26), com a ampliação dos serviços de registro de ocorrências de urgência e emergência, através do 190, 193 e 197.
Leia também:
Bandidos periculosos são presos em operação no extremo sul da Bahia
Operação policial coloca matadores de João Rebello na mira
Bang-bang em Boa Vista do Lobato 'deita' três suspeitos de uma vez
Durante o ‘I Simpósio Internacional de Comunicações Críticas’, em Salvador, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) explicou que os mecanismos vão servir aos 18 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) em 404 cidades baianas.
“A Bahia está se destacando como o estado com maior rede de telecomunicações para a Segurança Pública do Brasil. Estamos falando de 18 centrais de comunicação e isso se reflete, por exemplo, nos 2.100 presos através de câmeras de reconhecimento facial. Estamos falando, também, de carros recuperados, tudo isso é investimento em tecnologia para que as pessoas tenham respostas mais rápidas e mais eficientes”, frisou Jerônimo Rodrigues.
Executado pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), o Projeto Banda Estreita teve o investimento de R$ 240 milhões do governo baiano, com foco na melhoria da comunicação, aperfeiçoando o atendimento, despacho, videomonitoramento, monitoramento de recursos e relatórios estatísticos das forças de segurança, garantindo para a população baiana um tempo resposta mais rápido nas ocorrências.
Com o aporte estadual, a Bahia contará com o total de 4.930 rádios em operação — 493 fixos, 1.699 móveis e 2.738 portáteis. Além de 546 antenas de estação rádio-base.
Na prática, o projeto preparou os municípios para promover uma comunicação policial e de bombeiro mais rápida, segura e digital, permitindo o acesso e a transmissão de dados fundamentais para gestão das ações e para a chegada dessas informações ao Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
O secretário Marcelo Werner, titular da SSP, enfatizou que, com o projeto, todos os 417 municípios da Bahia passam a ter uma comunicação 100% digital.
“Consequentemente, a gente consegue, com o melhor atendimento, diminuir os índices criminais, comunicando e direcionando o nosso policiamento, através da rede de monitoramento e da comunicação rápida. A gente já vê resultados, com os índices criminais diminuindo. Está nisso o potencial de ter digital 100% do nosso estado”, declarou Werner.
Atualmente, já operam com a nova Plataforma Integradora os Cicoms de:
- Barreiras;
- Porto Seguro;
- Euclides da Cunha;
- Paulo Afonso;
- Feira de Santana;
- Itaberaba;
- Guanambi;
- Irecê;
- Vitória da Conquista;
- Itabuna;
- Santa Maria da Vitória;
- Alagoinhas;
- Senhor do Bonfim;
- Santo Antônio de Jesus;
- Jequié;
- Teixeira de Freitas;
- Serrinha;
- Juazeiro.
Intercâmbio de experiências
Cerca de 400 agentes das forças de segurança e do Corpo de Bombeiros participam do evento, que vai até esta quarta-feira (27). São convidados especialistas e chefes da segurança e da defesa civil do Brasil, da Colômbia e do México.
O objetivo é apresentar soluções tecnológicas que contribuam com o trabalho das forças e segurança nos países, estabelecer parcerias entre instituições públicas e privadas e promover o intercâmbio de experiências entre os participantes.