
Durante uma operação da 9ª DP (Catete), realizada na segunda-feira (7), no Morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro, policiais encontraram uma nova dificuldade: portões trancados. De acordo com a polícia, os traficantes colocaram os portões para retardar a entrada das autoridades. Quando os agentes ‘brotaram’ na comunidade, os meliantes fecharam os portões.
Os agentes tiveram de usar marreta e talhadeira para soltar um dos portões de aço da parede. Lanças e arame farpado instalados em cima do portão impediam que os agentes tentassem pular o obstáculo para entrar na favela.
Leia Também:
Mesmo acostumado com as dificuldades das operações, o delegado Rafael Barcia Sarnelli Lopes, titular da 9ª DP, revelou que a ação o pegou de surpresa. “Isso para mim foi uma inovação. Eu não tinha visto e todo mundo com quem conversei ali ainda não tinha visto isso. Eles (traficantes) instalaram portões em alguns acessos para impedir a passagem da polícia. Então, é como se fosse uma barricada, mas não mais nas ruas. Em cima dos portões, havia ofendículos [ tipos de barreiras], arame farpado, para impedir a passagem”.
Operação
A operação policial procurava o traficante Alexsandro Pinto Teixeira, o Xela, que tentou matar a ex-esposa, Cristiane da Silva Araújo, de 40 anos. Vale destacar que já há um mandado de prisão em aberto contra ele. Xela ainda não foi encontrado.
Houve confronto durante a ação, que teve o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de policiais militares. Um suspeito que não teve a identidade revelada morreu. Com ele, foi apreendida uma pistola.
Com informações do Portal Extra.