30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Que bizarro! - 12/02/2025, 10:58 - Da Redação

Suspeito de matar Binho do Quilombos 'vaza' do xilindró

Quilombola foi brutalmente assassinado no ano de 2017

Crime ocorreu na comunidade quilombola Pitanga dos Palmares
Crime ocorreu na comunidade quilombola Pitanga dos Palmares |  Foto: Janaína Neri

Uillian Portugal Brito, acusado de envolvimento no assassinato do líder quilombola Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, foi solto após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O crime aconteceu em 2017, na comunidade quilombola Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA).

Leia Também:

A liberação foi determinada no dia 6 deste mês pela Segunda Câmara Criminal do TJBA, que aceitou o pedido de habeas corpus da defesa. Os advogados do suspeito argumentaram que a prisão preventiva já se estendia por tempo excessivo e que, até agora, não houve uma denúncia formal do Ministério Público.

O tribunal. então, substituiu a prisão por medidas cautelares. Uillian agora deve usar tornozeleira eletrônica, está proibido de frequentar bares, festas e restaurantes e não pode sair da comarca sem autorização judicial.

"Apesar da complexidade da investigação e da gravidade do crime, os fatos ocorreram em 2017 e, até o momento, a investigação não foi concluída nem houve apresentação de denúncia", destacou um trecho da decisão.

Relembre o caso

O homicídio de Binho do Quilombo é investigado desde 2017. Ele foi morto a tiros dentro do carro, na comunidade onde vivia. Seis anos depois, em agosto de 2023, a mãe dele, a líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, também foi assassinada.

exclamção leia também