
Uma reunião realizada na Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob), em Salvador, na manhã desta segunda-feira (17) contou com a presença do secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner. O mandatário abriu o jogo sobre crimes em transportes públicos e anunciou a criação de uma nova medida para enfrentá-los.
Leia Também:
Com foco em reduzir os crimes nos 'buzus' e estreitar a relação entre os órgãos municipais e as forças policiais, o secretário explicou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Segurança e Mobilidade.
O GT contará com representantes das Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar, Superintendências Integrada da Ação Policial e de Telecomunicações da pasta, além de Semob, Guarda Municipal e Integra.
Além disso, também poderá ser usado para compartilhar dados entre as frentes estaduais e municipais. "A integração entre as Forças Estaduais da Segurança Pública com as instituições municipais é fundamental para combatermos atividades ilícitas contra o transporte público. Ações ostensivas e de inteligência, além do nosso Parque Tecnológico serão empregados para a manutenção da ordem", disse Werner.
No bate-papo, foi combinado o reforço do protocolo de atuação em casos de interrupção do transporte público. O secretário destacou ainda que muita coisa melhorou nos últimos anos.
“Transformamos a Operação Gêmeos da Polícia Militar em Batalhão e o GERRC da Polícia Civil em Delegacia de Combate à Roubos em Coletivos. Ampliamos as estruturas e alcançamos, em 2025, a redução de 50% dos roubos em ônibus”, finalizou.
