Um homem foi preso após uma operação realizada, na manhã desta terça-feira (10), na Bahia, durante uma operação que investiga a prática de sonegação fiscal por um grupo empresarial do setor de comércio varejista de ferragens, máquinas e produtos agrícolas. A missão investiga a sonegação de mais de R$ 8 milhões em impostos (ICMS) ao Estado da Bahia.
Leia também:
Facção criminosa passa por apuros com operação em presídio na Bahia
PM suspeito de execução está à disposição da Justiça, afirma delegada
Além do mandado de prisão temporária, outros seis mandados de buscas e apreensão aconteceram nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
O grupo realizava manobras também para ocultar bens e valores, por meio da inclusão de familiares e “laranjas” nos quadros societários, com sérios indícios de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A Justiça determinou o bloqueio dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, a fim de garantir a recuperação dos valores sonegados.
Esquema
As investigações da Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), do Ministério Público e da Polícia Civil, na Bahia, identificaram que as empresas do grupo praticavam fraudes tributárias e não faziam o devido recolhimento do ICMS declarado mensalmente, propiciando um acúmulo de dívidas tributárias.
Os 'espertinhos' utilizavam os laranjas nos quadros societários e alteração do domicílio fiscal das empresas descartadas para endereços inexistentes, promovendo a sucessão empresarial fraudulenta e frustrando a recuperação dos tributos.