A Polícia Militar da Bahia lançou nesta terça-feira, 22, às 11h, mais uma operação de combate ao crime na Bahia. O evento contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, que cobrou mais políticas públicas para redução de crimes violentos.
Leia mais:
Policiais da Caatinga desembarcam em Salvador para conter facções
Esquadrão policial reforça operação em penitenciária de Feira de Santana
Bang-bang deixa serviço atribulado no Boiadeiro; saiba os detalhes
Werner destacou que a segurança pública vai além da atuação policial e deve ser abordada de forma integrada. “A segurança pública não é só polícia. A polícia está presente, mas a gente tem que entender a segurança pública de forma transversal. Por isso a gente vem trabalhando cada vez mais com a integração das forças de segurança estaduais e federais, mas não só isso, também com órgãos de justiça, como Tribunal de Justiça, Ministério Público e outras secretarias, como a Administração Permanentenciária”.
“Precisamos de investimentos em cultura, esporte, lazer e assistência para que a gente possa enfrentar um problema tão complexo que é a segurança pública. Mas a parte também do enfrentamento, nós estaremos prontos para fazer e estamos realizando”, completou.
Werner afirmou ainda que o país precisa de uma reforma na legislação em relação aos crimes violentos.“Nós temos uma legislação antiga, uma legislação que não pune com rigor aquele criminoso que sai para cometer um crime violento, para botar a arma na cabeça de um homem, de uma mulher, de uma criança, ou que sai para matar e mata uma pessoa. A gente tem que ser mais duro, a legislação não pode ser conivente com esse tipo de criminoso”.
A Operação Hórus, lançada hoje, tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo em Salvador, visando a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), além de coibir outras práticas criminosas na capital.