
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) encerrou o primeiro semestre de 2025 com um recorde de eficiência. Em média, seis foragidos da Justiça foram capturados por dia. Ao todo, 1.166 pessoas com mandados de prisão em aberto foram localizadas e presas, número que já supera o total de capturas registradas em todo o ano de 2024.
Leia Também:
A tecnologia, implantada em Salvador e em outras 81 cidades da Região Metropolitana (RMS) e do interior do estado, opera com base no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo identificar rapidamente indivíduos procurados pela Justiça.
Entre os detidos nos primeiros seis meses do ano, 22,2% tinham mandados por roubo, 13,2% por homicídio e 10,6% por tráfico de drogas. Casos relacionados a estupro (6,4%), furto (3%), porte ilegal de arma de fogo (2,1%) e dívida de pensão alimentícia (34,9%) também aparecem entre os registros.
“Cerca de 65% dos foragidos localizados estavam envolvidos com crimes que impactam diretamente a vida da população. O aumento das prisões é resultado do aprimoramento no uso da tecnologia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Werner destacou ainda a importância da ferramenta durante grandes eventos. “O Reconhecimento Facial também contribui para o planejamento estratégico da segurança em festas populares, com a contagem de público e alocação eficiente dos efetivos. Isso garante mais tranquilidade para baianos e turistas”, completou.