
O Tribunal do Júri da Comarca de Irecê condenou Paulo Roberto Ferreira Machado a 14 anos e 3 meses de prisão por tentativa de homicídio contra Bárbara Trindade, mulher trans de Presidente Dutra, na Bahia. O julgamento aconteceu no último dia 30 e teve como base a denúncia feita pelo Ministério Público da Bahia.
Leia Também:
O crime aconteceu em abril de 2017, no centro da cidade. De acordo com as investigações, Paulo Roberto atacou Bárbara por vingança, após o vazamento de fotos íntimas que mostravam o relacionamento dos dois. Durante o ataque, ele dificultou a defesa da vítima, que sobreviveu, mas ficou com graves sequelas físicas e emocionais.
Bárbara perdeu parte da mobilidade e passou a depender de cuidados diários. Além disso, precisou interromper seu processo de transição de gênero por conta das consequências do ataque. A Justiça reconheceu oficialmente o nome social da vítima, garantindo o respeito à identidade de gênero, como prevê a Constituição e resoluções do Conselho Nacional de Justiça.
O comportamento de Paulo Roberto durante o processo, incluindo relatos de ameaças a testemunhas e pessoas próximas da vítima, agravou a pena. Ele cumprirá a condenação em regime fechado, já que a Justiça entendeu que sua liberdade representaria risco à ordem pública.