25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

final feliz - 29/08/2024, 18:52 - Da Redação

Quase 200 desaparecidos são localizados pela polícia em 2024

Trabalho é realizado pela Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), unidade especializada da Polícia Civil

183 pessoas desaparecidas foram localizadas
183 pessoas desaparecidas foram localizadas |  Foto: Ascom PC/Haeckel Dias

Entre os meses de janeiro a julho deste ano, 183 pessoas desaparecidas foram localizadas pela Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), unidade especializada da Polícia Civil. Os soteropolitanos que estão à procura de algum familiar desaparecido podem recorrer a DPP, localizada no prédio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Itapuã.

Leia Mais:
Sequestrador de turistas na Bahia morre em tiroteio e outro é preso
Funcionário da Seap é detido com moto roubada em Salvador
'Desalmado' envolvido na morte de caminhoneiro em Feira é preso

De acordo com Ana Cristina Santos Silva de Carvalho, delegada titular da DPP, o registro de ocorrência é o primeiro passo que precisa ser feito caso ocorra o desaparecimento de alguém próximo. Em Salvador, é possível procurar a delegacia especializada, mas em casos ocorridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior, o registro é realizado em qualquer unidade da Polícia Judiciária.

“Uma pergunta frequente é com quanto tempo pode procurar uma delegacia, após um desaparecimento. Não precisa esperar o prazo de 24 ou 48 horas para realizar um boletim de ocorrência”, esclareceu a delegada.

Posteriormente, após o registro da ocorrência na DPP, os dados dos desaparecidos são coletados para facilitar a busca, inserir imagens e informações no site e na rede social da delegacia.

“Durante a investigação é importante que familiares colaborem com todo tipo de elemento ou fato novo, para que possamos ter êxito na localização. Caso o desaparecido retorne para casa ou seja encontrado por outro meio, reforçamos que o comunicante nos informe para finalizarmos a procura”, detalhou Ana Cristina.

Ainda segundo a delegada, o uso da tecnologia também ajuda em alguns casos. “Quando uma criança ou adolescente desaparece, o Amber Alert é ativado e encaminhado às plataformas da Meta para publicação do alerta no raio de até 160 km do local do fato ocorrido”, concluiu.

Ação Conjunta

A DPP integra a Campanha Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, desenvolvida pelo Ministério da Justiça (MJ). O trabalho foi iniciado na última segunda (26) e finaliza nesta sexta-feira (30).

Um ônibus que funciona como delegacia móvel está estacionado em frente ao Prédio-Sede da Polícia Civil, na Piedade, das 9h às 17h, mesmo horário de atendimento na sede da DPP.

exclamção leia também