Para inibir ocorrências de violência nas escolas e creches da rede municipal de ensino de Salvador, um projeto de lei foi protocolado na Câmara Municipal para instalação de portais com detecção de metais em todas as unidades. Autor da proposta, vereador Átila do Congo (Patriota) classifica a medida urgente “diante do cenário de medo após ataques em escolas no país”.
Leia mais: Experiente meia do futebol baiano fecha com novo clube do estado
Veja também: Luccas Neto come ovo de chocolate mofado e arrasa com marca
Ele lembra ainda que a ferramenta será um apoio na prevenção de episódios de risco, mas que o combate a essa violência é uma parceria, especialmente, com os familiares dos menores. “Sejamos vigilantes também dos nossos pequenos. É obrigação realizar uma inspeção visual dos pertences de cada um, em meio à essa onda de insegurança. Quando for identificado um comportamento estranho, que esses responsáveis também se comuniquem com a comunidade escolar. Precisamos criar uma rede de apoio para enfrentar a violência e fazer com que a escola volte a ser um abrigo de crescimento e paz para nossos jovens”.
A proposta estipula 180 dias ou o período letivo escolar, prevalecendo o que primeiro ocorrer, a partir da entrada em vigor desta lei, para que todas as escolas municipais se enquadrarem nos critérios estabelecidos.