Como resultado da Operação Para-Raios, deflagrada na manhã desta segunda-feira (19), oito pessoas foram detidas pela Polícia Civil na cidade de Pau Brasil, no sul da Bahia, e levadas para o xilindró. Todas elas são suspeitas da morte do Cacique Lucas Santos de Oliveira, em dezembro de 2023.
Além das prisões, a missão também levou à apreensão de duas armas letais, 11 celulares, porções de drogas, balanças de precisão e munições. Cerca de 200 policiais civis participaram do movimento.
Relembre a morte do Cacique
De acordo com investigações, o líder indígena Lucas Santos de Oliveira, de 31 anos, foi encurralado por dois meliantes armados em uma moto e morto por disparos no dia 21 de dezembro de 2023, no Território Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu.
Leia mais:
Cabeça cara do CV troca tiros com a polícia e vai de base no Cabula
PM realiza 29ª edição da Operação Força Total na Bahia
Ele era Cacique da aldeia Pataxó Hã-Hã-Hãe, que fica no Rio Pardo, no município de Itajú do Colônia, no sul da Bahia, e tinha um filho.
Participação da Operação Para-Raios
A ação é liderada pela Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/Gemacau), e também contou com ajuda das equipes dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), além da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).