
A Polícia Civil (PC) desarticulou, nesta sexta-feira (25), um esquema de furto qualificado que causou um prejuízo estimado em R$ 27 mil a uma obra do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no município de Santo Estêvão. O crime vinha sendo praticado de forma contínua por funcionários da própria construção, segundo as investigações da Delegacia Territorial (DT) local.
Leia Também:
De acordo com a construtora responsável, os furtos ocorriam há cerca de dois meses, com o sumiço diário de 10 a 15 sacos de cimento, totalizando entre 600 e 900 sacos, além de estruturas de ferro. O material era retirado do canteiro durante a noite, após o expediente, e vendido a diferentes receptadores.
Após denúncia da empresa, equipes da DT pegaram a visão na área por duas semanas e confirmaram a ação criminosa. Cinco funcionários, quatro serventes de pedreiro e um eletricista, foram identificados e confessaram parcialmente a autoria.
Parte dos materiais foi recuperada e devolvida à construtora. A PC segue investigando para identificar os receptadores e assegurar a responsabilização de todos os envolvidos. Os suspeitos foram indiciados por furto qualificado, crime cometido com abuso de confiança e em concurso de pessoas, e responderão ao processo em liberdade.