27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Cumprimento da lei - 19/11/2025, 20:25 - Da Redação

Polícia aperta funerárias que trabalham com conservação de corpos

Equipes verificaram estabelecimentos situados em Lauro de Freitas

Equipes verificaram os estabelecimentos de Lauro de Freitas
Equipes verificaram os estabelecimentos de Lauro de Freitas |  Foto: Divulgação/Ascom PCBA

Equipes da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) da Polícia Civil 'brotaram' em funerárias que executam serviços de somatoconservação, no município de Lauro de Freitas, nesta quarta-feira (19). O procedimento utiliza substâncias químicas para preservar cadáveres, garantindo condições adequadas para velórios, translados ou outras necessidades específicas. O objetivo da inspeção é garantir que tudo esteja nos conformes.

De acordo com a Polícia Civil, as equipes verificaram os estabelecimentos situados no Centro, em Pitangueiras e em Itinga, com foco no uso e no armazenamento de substâncias químicas regulamentadas.

Leia Também:

Na ação, três funerárias foram notificadas para promoverem o cadastro obrigatório junto à CFPC, etapa essencial para o controle e o acompanhamento do uso desses insumos. A operação teve como foco identificar o emprego adequado de produtos como o formol, além de prevenir riscos decorrentes do manuseio irregular dessas substâncias.

Ainda segundo o órgão, a inspeção também busca impedir o desvio de produtos controlados para atividades ilícitas, como a fabricação de entorpecentes, e evitar acidentes que possam comprometer a segurança da população.

Substâncias químicas precisam ser regulamentadas
Substâncias químicas precisam ser regulamentadas | Foto: Divulgação/Ascom PCBA

“Esse trabalho assegura que empresas que atuam com substâncias de alto controle sigam as normas legais. A regularização e o monitoramento são fundamentais para evitar riscos à saúde pública e impedir que produtos químicos sejam desviados para práticas criminosas. Nossa missão é garantir que toda a cadeia opere dentro dos parâmetros de segurança e legalidade", explicou coordenador da CFPC, delegado Luiz Marcelo Sampaio.

exclamção leia também