
As forças policiais partiram pra cima de uma falcatrua realizada por lojistas e policiais militares envolvidos com venda de armas e munições ilegais para facções criminosas nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Nove mandados de busca e apreensão foram realizados na manhã desta terça-feira (27).
As ações ocorreram em Alagoas, nas cidades de Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro, e em Pernambuco, nos municípios de Arapirina e Petrolina, onde ficam os endereços residenciais e comerciais dos suspeitos.
Por ordem da Justiça, houve sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões, além da suspensão da atividade econômica de duas lojas que vendiam os armamentos nas 'entocas' e afastamento de quatro policiais militares da corporação.
Leia Também:
Operação Fogo Amigo
As ações fazem parte da Operação Fogo Amigo, que teve a primeira fase deflagrada em 21 de maio de 2024, a partir de investigações sobre uma organização criminosa formada por diversos policiais militares dos estados da Bahia e Pernambuco, CACs e lojistas.
Na ocasião, foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas contra os suspeitos.
Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/13), comercialização ilegal de armas e munições (art. 17 da Lei 10.826/2003), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98) e falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal), cujas penas somadas podem chegar a 35 anos de prisão.
