A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta-feira (6), em Salvador, a incineração de aproximadamente oito toneladas de pó da planta 'mimosa hostilis', conhecida como 'jurema negra' e que contém o princípio ativo da bebida alucinógena ayahuasca.
Leia mais:
'Meninos bons' do CV e BDM são interceptados pela polícia em SAJ
Assista: torcedores de Bahia e Vitória protagonizam confusão no Largo do Tanque
'Edcity da Shopee' ostentava vida de luxo antes de ser preso no Cuiabá
A ação contou com o apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA/PM-BA) e com a participação de oito policiais federais e colaboradores.
A substância, produzida no processo de trituração da casca da planta, contém dimetiltriptamina (DMT), uma substância psicodélica e alucinógena, também conhecido como 'molécula de espírito', sendo o princípio ativo da mistura do ayahuasca.
O material foi apreendido no âmbito da Operação ROOTS, deflagrada no dia 10 de outubro em Conceição do Coité, cidade no interior baiano, que visa o combate ao envio do pó da jurema negra para outros países.
Dois caminhões realizaram o transporte da grande quantidade do material apreendido. A destruição do entorpecente foi autorizada pela Justiça Federal de Feira de Santana.