A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (7), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por um esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais nos estados da Bahia e Rondônia. Durante a ação, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva.
Leia mais:
PF e PM incineram oito toneladas de pó com princípio do ayahuasca
PF apreende cocaína avaliada em R$ 183 milhões no Porto de Salvador
PF monta operação contra fraudes de licitações em cidade baiana
Os mandados englobaram as cidades baianas de Feira de Santana, Santa Luz e Gandu, além de municípios situados em outros estados como Natal (RN), Fortaleza (CE), Cascavel (CE), Ourilândia do Norte (PA), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Vilhena (RO), Santa Maria (DF) e Piracicaba (SP).
De acordo com as investigações, policiais rodoviários federais e militares, alguns da PM-BA, eram responsáveis pelo transporte de toneladas de drogas destinadas principalmente ao Ceará. Além disso, 26 investigados foram identificados no esquema criminoso, que poderão responder por tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Além das prisões, foram realizadas apreensões de sequestros de veículos envolvidos nos crime, bem como sete flagrantes por porte e posse de arma de fogo. Ainda foi identificado um carregamento de aproximadamente 500 kg de cloridrato de cocaína apreendido na cidade de Vilhena (RO), outro de 500 kg na cidade de Canarana (MT) e outro de 200 kg na cidade de Peritoró (MA), estavam vinculados ao grupo.
Também foram apreendidos R$ 580 mil e 8.157 dólares em espécie. De acordo com a PF, a Corregedoria Geral da Polícia Rodoviária Federal colaborou a todo instante com as investigações, sendo fundamental para o êxito das ações.