A Polícia Federal, em conjunto com a Corregedoria da Receita Federal, deflagrou a Operação Handbrake, visando desmantelar uma organização criminosa especializada em contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de alto valor para estados do Nordeste. A investigação, iniciada em janeiro deste ano, revelou a complexa estrutura do grupo, que teria movimentado cerca de R$ 70 milhões entre abril de 2023 e agosto de 2024.
Leia também:
Mãe de Deolane Bezerra é presa na mesma operação contra jogos ilegais
Confira lista de influenciadores presos em operação contra jogos de azar
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos estados da Bahia, Piauí e Pará. Quatro servidores da Receita Federal foram afastados de seus cargos, após serem identificados como facilitadores na não fiscalização dos produtos contrabandeados. Além disso, foi determinado o sequestro de bens e o bloqueio de valores pertencentes aos investigados, totalizando até R$ 20 milhões.
As investigações apontaram que a organização criminosa contava com indivíduos responsáveis por subsidiar a saída dos produtos no exterior, outros encarregados do recebimento e distribuição dos eletrônicos no Brasil, e servidores da Receita Federal que asseguravam a passagem dos produtos sem a devida fiscalização. Alguns dos servidores afastados já haviam sido investigados administrativamente por envolvimento com os alvos desta operação.