
Em meio às diversas operações e ocorrências diárias na Bahia, surge uma notícia positiva fruto das ações policiais. Segundo um estudo dos Anuários de Segurança do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), referência no cenário nacional, o estado teve uma redução de 30% na taxa de homicídios dolosos entre 2016 e 2024.
Leia Também:
A última apuração, divulgada no final de julho deste ano, indica uma taxa de 29 mortes a cada 100 mil habitantes em 2024. O número é bem menor se comparado a 2016, quando os pesquisadores registraram 41,3 homicídios a cada 100 mil habitantes.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou o trabalho integrado entre as frentes de segurança para alcançar esse resultado expressivo. "A diminuição de 12,3 pontos tem relação direta com a contração de seis mil profissionais para as Forças Policiais e de Bombeiros, com as aquisições de novos equipamentos de inteligência, fortalecimento da criminalística e ampliação do uso da tecnologia”
Acrescentou ainda que o trabalho continua, com foco na desarticulação do crime organizado. “Sabemos do nosso desafio e seguiremos integrando esforços entre as Forças Estaduais e Federais da Segurança, além de atuar em parceria com outras instituições a exemplo da Justiça e do Ministério Público”, completou Werner.