29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

VAI PRA ONDE? - 22/01/2026, 10:27 - Da Redação

Perdeu o trono? Rainha do Sul continua na cadeia após decisão policial

Polícia Civil solicitou permanência da primeira dama do BDM

Poliane compartilhava ostentação nas redes sociais
Poliane compartilhava ostentação nas redes sociais |  Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) concluiu o inquérito que investigava Poliane França Gomes, a 'Rainha do Sul', e solicitou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) que a advogada continue presa. A solicitação foi acatada pelo MP-BA, que realizou a denúncia na Justiça.

A Rainha do Sul é apontada como uma das líderes da facção Bonde do Maluco e foi presa em novembro do ano passado juntamente com outras 13 pessoas em uma operação policial.

Material apreendio pela polícia na casa de Poliane
Material apreendio pela polícia na casa de Poliane | Foto: Divulgação/Polícia Civil

De acordo com investigações da corporação, Poliane era a primeira dama do grupo já que mantinha um relacionamento com o chefe do Bonde do Maluco (BDM), Leandro da Conceição Santos Fonseca. Ela era responsável por ordenaR ataques a rivais, articular cobranças e fazer a ponte de contato entre presos e líderes que estão soltos.

Leia Também:

Relembre o caso

Presa em uma operação da PC por suspeita de liderar a facção criminosa das três letras, Poliane é considerada uma das mulheres mais perigosas do Nordeste. A advogada mantém relacionamento com chefe do BDM e tem fama de 'miserê'.

Após ser transferido para o presídio de segurança máxima de Serrinha e perder acesso ao celular, em 2024, Leandro passou a contar com a ajuda de Poliane. A partir daí, ela assumiu a defesa dele de forma estratégica e passou a manter contato sobre a facção fora da prisão.

A Rainha do Sul solicitou a alteração do cadastro de visitas e passou a constar como companheira do traficante, com direito a visitas íntimas. Com mais tempo sozinhos, eles aproveitavam para alinhar os assuntos relacionados ao tráfico de drogas.

exclamção leia também