26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Lamentável - 21/01/2026, 20:30 - Gabriel Freitas

Saiba quem era o gringo morto durante tentativa de assalto em Salvador

Vítima estava na capital baiana passando férias

Abissa Kobenan Nkettia, de 57 anos
Abissa Kobenan Nkettia, de 57 anos |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

A morte do marfinense-americano Abissa Kobenan Nkettia, de 57 anos, em Brotas, na noite desta terça-feira (20), chocou a população de Salvador. No momento do homicídio, o gringo tinha saído da padaria, após ter ido comprar pão, atendendo um pedido da esposa. Casado com uma baiana, a vítima estava em terra soteropolitana aproveitando as férias com a família.

O gringo já estava na Bahia antes mesmo das festas de Natal e Réveillon, quando curtiu com a família da companheira. Além da mulher, também veio acompanhado do filho, de apenas dez anos. Em entrevista ao g1, um familiar definiu o homem morto como "uma pessoa incrível, de coração generoso".

Nascido na Costa do Marfim, no continente africano, Abissa já vivia há muitos anos nos Estados Unidos, onde conseguiu a cidadania norte-americana. Após o crime, ele foi identificado devido a uma carteira de habilitação do estado do Iowa.

Detalhes do homicídio

Avisado com frequência do perigo presente em Salvador, Abissa não abria mão de caminhar pela cidade, quando desejava realizar alguma atividade. Na ida para a padaria, havia levado o celular e a carteira. No momento em que foi abordado por dois homens em uma moto, ele jogou uma mochila em cima dos criminosos para conseguir evitar o assalto, entrou em luta corporal, mas acabou assassinado.

Apesar de toda crueldade, os pertences de valor, além da sacola de pão, não foram levados. Os bandidos 'meteram o pé' do local, após terem baleado o marfinense. Ao todo, ele foi atingido por três tiros. Um familiar ainda disse que Abissa não acreditava que a violência fosse tão grande.

exclamção leia também