Equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) apreenderam 40 aparelhos celulares em 29 celas do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), na última quarta-feira (20). As ações fazem parte da sexta fase da 'Operação Mute', deflagrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), no sistema prisional brasileiro.
Leia mais:
Operação Aláfia: Seap revista celas no Conjunto Penal de Jequié
Operação Angerona: mais de 30 lideranças de facções têm celas revistadas
Operação em presídio baiano apreende mais de 100 celulares
O principal objetivo da operação é eliminar a comunicação e a possível articulação entre internos do CPTF e criminosos do lado externo da unidade, além de manter o controle no sistema prisional. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a ação impacta diretamente na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s) na Bahia.
Todo material aprendido foi recolhido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e preservado por meio do procedimento de 'cadeia de custódia'.
Participam das ações da Seap, coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e policiais penais ordinários.