O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) recebeu um importante reforço tecnológico para intensificar suas ações no combate à sonegação fiscal. Por meio de um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram entregues quatro novos equipamentos copiadores e duplicadores forenses Falcon Neo 2 à Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).
Leia também:
Tensão x tecnologia: conexão precisa ajudar no combate a policiais atingidos na Bahia
Membros do PCC receberam treinamento de CACs, afirma PF
Esses dispositivos são essenciais para aumentar a capacidade de investigação e aprimorar o processo de recuperação de recursos públicos. A Força-Tarefa ainda contará com o reforço de mais três equipamentos adquiridos pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), destinados ao Laboratório de Evidências de Crimes Corporativos. O laboratório desempenhará um papel fundamental nas operações do Cira, assegurando maior eficiência na análise de evidências e no rastreamento de ativos desviados.
Os novos equipamentos contribuirão significativamente para o processo de duplicação de dados, preservação da cadeia de custódia e processamento de grandes volumes de informações.
Alex Neves, promotor de justiça e coordenador do Gaesf
A Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal é composta por profissionais do Gaesf, da Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa da Sefaz (Infip) e da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), atuando em conjunto para identificar e reverter prejuízos financeiros causados aos cofres públicos por crimes fiscais.