
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, proibiu que o líder do Comando Vermelho (CV), Marcinho VP, concedesse uma entrevista ao repórter Roberto Cabrini, dentro de um presídio de segurança máxima. O jornalista e o criminoso haviam ingressado com um recurso no STF após o pedido ser negado pela 5ª Vara Federal de Campo Grande.
Leia Também:
Cabrini e Marcinho VP argumentaram que a negativa configurava “censura”, mas Dino entendeu que a decisão de primeira instância apenas buscava manter a ordem e a segurança no local, sem impedir a divulgação de informações ou a produção de matérias jornalísticas.
“Limitou-se a indeferir o pedido de ingresso de jornalista em estabelecimento prisional federal de segurança máxima, com fundamento na necessidade de preservação da ordem, da disciplina e da segurança internas, bem como na proteção do próprio preso contra exposição sensacionalista”, definiu Dino em decisão expedida nesta segunda-feira (3).
Não é muito de falar
Marcinho VP já havia concedido uma entrevista à TV Record em 2018. Desde então, o líder do Comando Vermelho nunca mais falou com uma emissora.
Já Roberto Cabrini é conhecido por sua postura destemida no jornalismo investigativo. O repórter já encarou de frente alguns dos criminosos mais perigosos do país, incluindo Fernandinho Beira-Mar, outro notório chefe do tráfico.
