Procurados por envolvimentos em diversos B.O’s no mundo do crime em Salvador e adjacências, os bandidos estampados nas cartas ‘premiadas’ do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) são identificados pelos diferentes vulgos um tanto quanto bizarros e curiosos.
Exemplo de Demilson Sales das Neves, conhecido pelo vulgo 'Tutuca', que foi preso na manhã desta sexta-feira (16), em uma missão realizada no Rio de Janeiro pelos policiais da SSP da Bahia e do RJ.
Para melhor contexto, o Portal MASSA! listou alguns dos nomes mais inusitados presentes na ferramenta, que foi criada em 2011 e tem o objetivo de trazer informações sobre os procurados mais ‘cabeças caras’ do estado baiano. Por meio de fotos, nomes, vulgos e os crimes cometidos, a população pode identificá-los e, além de ficarem ligadas, ajudar com a captura, denunciando de forma anônima.
Leia também: Enjaulado no RJ, vulgo 'Tutuca' comandava tráfico da Pernambués
Atuação em Salvador
Na capital baiana, 13 meliantes estão destacados no Baralho do Crime pelos feitos maléficos, como homicídios, organizações criminosas e, em sua maioria, tráfico de drogas. ‘Jegue’, ‘Messi’, ‘Brinquedo’, ‘Scoob’, ‘Bruxo’, Thubi, entre outros, são os foragidos da justiça.
Confira abaixo quem são:
Ouros:
Integrando as cartas rei e valete de ouros, Edson Silva Santana, vulgo ‘Jegue’ é procurado por tráfico de drogas e organização criminosa. Já Jaime Silva de Jesus, vulgo Bruxo ou Pitbull, é suspeito apenas de traficar. Ambos atuam na cidade de Salvador, segundo a SSP.
No interior, outros apelidos estranhos são os de Josevan Dionísio dos Santos, vulgo 'BZ ou 'Buzuim', e Fábio Souza dos Santos, vulgo 'Geleia'. Eles são procurados por homicídios em Simões Filho e Camaçari, na RMS, respectivamente.
Leia mais: 'Baço', que tocava o terror no IAPI e no Pau Miúdo, é morto pela polícia
Copas:
O naipe de copas é o conjunto com o maior número de integrantes que operam em SSA e são contabilizados no Baralho, possuindo oito bandidos. Entre eles, nomes como 'Buel', 'Guduval', 'Ralado', 'Haroldo', 'Manjare', 'Brinquedo' e 'Messi' estão presentes.
Confira:
- Anderson Souza de Jesus, vulgo ‘Buel’, ‘Cris’ ou ‘Esquerdinha’: Procurado por tráfico de drogas e associação ao tráfico;
- Pablo Carvalho dos Santos, vulgo ‘Messi’ ou ‘Camisa ‘10’: Atua especificamente em Brotas e é procurado por tráfico de drogas;
- Gutemberg Santana de Oliveira, vulgo ‘Guduval’: Atua na Valéria, bairro de Salvador; Nazaré das Farinhas e Maragogipe, no interior. Procurado por Tráfico, homicídio, organização criminosa e associação para o tráfico;
- Danilo José de Jesus Silva, vulgo ‘Haroldo’: Tem como área de atuação o bairro Plataforma, em Salvador e é suspeito de Tráfico e associação, além de organização criminosa;
- Anderson Silva Fagundes, vulgo ‘Ralado’: Opera na região da Valéria e Maragogipe, no Interior. Procurado por tráfico de drogas e homicídio;
- Tiago de Souza Pinto, vulgo ‘Manjare’: Suspeito de homicídio qualificado em Salvador e Dom Avelar, no interior baiano;
- Luis Cláudio dos Santos, vulgo ‘Brinquedo’: Procurado na localidade da Boca do Rio por tráfico.
Leia também: Polícia cancela o CPF de 'Jiboia', que andava de carro blindado e comandava 3 bairros de Salvador
Espadas:
Na categoria de espadas, o único contabilizado com atividades criminosas em Salvador é a carta de número 10, ‘Scoob’. Porém, diferente do cachorro detetive protagonista do desenho animado: ‘Scooby-Doo’, este é um sujeito do mal, identificado como Thiago Santos da Silva, procurado pela Valéria por organização criminosa e tráfico de drogas.
Além dele, outro nome diferente que aparece é o de Marcio Passos de Jesus, vulgo 'Galinha Preta'. Ele é procurado por homicídio na cidade de Simões Filho, na RMS.
Paus:
Elismar Santana da Paixão, vulgo ‘Thubi ou ‘Tinho’, é um elemento procurado em Salvador e Simões Filho por organização criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Além dele, outro que integra a categoria de paus é Alan Santos Fonseca, vulgo ‘Junior Pial’ ou ‘JP’. Ele é envolvido com as ‘paradinhas ilegais’ em Salvador e no Recôncavo baiano.
Leia mais: Cabeça cara de organização criminosa na Bahia é preso fora do estado
Interior baiano
Além dos nomes citados anteriormente, outros vulgos bizarros com ações no interior também se destacam, como Henrique Lage Ferreira, o 'Pé de Pano'; Diego Freitas Sacramento, o 'Brabo'; Silas da Silva, vulgo 'Pica Pau'; Sidmar Soares dos Santos, apelidado de 'Bolota'; Além da única mulher presente em todo o baralho: Edvania Pereira de Morais, conhecida como "Vaninha", considerada a criminosa mais procurada do estado.
Disque Denúncia
Para ter acesso ao Baralho do Crime completo, a população pode acessar o site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e ‘pegar a visão’ dos meliantes. Para fazer uma denuncia e contribuir com investigações de forma anônima, o número 181 está disponível.