26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

combate a criminalidade - 23/05/2024, 16:12 - Da Redação

Mais de 30 'meninos bons' foram pegos em operação na BA, diz delegado

Operação Premium Mandatum foi deflagrada na madrugada desta quinta-feira (23)

Operação foi deflagrada nesta quinta-feira (23)
Operação foi deflagrada nesta quinta-feira (23) |  Foto: Ascom/MPBA | Bruno Dias / Portal MASSA!

A operação barril, chamada de Operação Premium Mandatum, já teve os mandados de prisão cumpridos de 33 'meninos bons' até o fim da manhã desta quinta-feira (23), nas cidades baianas de Gandu, Brumado, Sento Sé, além de Petrolina.

O fato foi confirmado pela diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo, em coletiva realizada no início da tarde de hoje.

Entre os presos está um dos 'cabeças caras' da facção do Comando Vermelho (CV) na Bahia. Segundo apurações do Grupo A TARDE, o sujeito se chama Franquilin da Silva, ou também conhecido pelo vulgo 'Ureia'. Ele foi preso em 2021, em Campo Formoso e, a partir dai, as investigações iniciaram e os policiais conseguiram alcançar os 'parças' do bonde maléfico.

"Essa investigação começou com prisão de uma pessoa na Coordenadoria do Senhor do Bonfim, onde a análise de todo material apreendido dava conta de que não se tratava de uma mera pessoa presa por crime banal. O material apreendido e analisado deu conta de que a pessoa tinha uma forte liderança, um forte cargo nessa organização criminosa. Cada vez que as investigações avançavam, aumentava o número de pessoas envolvidas", explicou doutora.

Leia também: 20 meliantes são presos e celulares são tomados em operação barril

Os meliantes tinham envolvimento forte com o tráfico de drogas e armas de fogo, além de casos de assassinato. Eles foram alcançados em ação conjunta entre o Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco/Norte) e o Grupo Especial de Execução Penal (Gaep), e conta com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil de Pernambuco.

exclamção leia também