Assim como no 1° turno das eleições municipais deste ano, o esquema de policiamento em combate aos crimes eleitorais em Camaçari seguirá reforçado no 'segundo round', que vai acontecer neste domingo (27). Desta vez, as forças policiais contarão com o serviço inédito de três drones, testados na manhã desta sexta-feira (25).
Leia mais:
Pastor suspeito de envolvimento em morte de trans baiana é preso
Kleber mira 2028 e diz que vem forte para disputar prefeitura em SSA
Alba ‘pega fogo’ com discussões sobre segundo turno em Camaçari
Os aparelhos tecnológicos servirão como auxílio no serviço das autoridades para 'pegar a visão' das ocorrências e alertar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além disso, um helicóptero do Graer também estará presente na cidade, realizando o policiamento dos céus.
Confira vídeo do teste:
Em entrevista ao Grupo A TARDE, o major Plabo Deiró, do Graer, explicou que os drones serão utilizados em locais com os principais colégios eleitorais ou onde tiver casos de crimes eleitorais. As imagens são enviadas a base do CICC, que acionam os agentes para uma intervenção rápida.
"Vamos supor que o drone esteja filmando um crime eleitoral acontecendo, que é algo que nós temos de forma corriqueira durante as eleições. Então de imediato é reposicionado o policiamento, seja a Polícia Militar ou Polícia Civil, para que haja intervenção policial. Então essa integração entre o grupamento aéreo, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar da Bahia, foi feito para fornecer em tempo real e rápido a possibilidade de interferência policial", explicou.
Esquema de policiamento
Durante o fim de semana eleitoral, a cidade de Camaçari contará com o serviço de 128 policiais civis atuando desde a noite de sexta até manhã de segunda. Além disso, a Polícia Federal estará presente com 25 agentes atuando no sábado e domingo.