25º Salvador, Bahia
previsao diaria
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

LIGADOS NOS '220W' - 05/02/2024, 16:30 - Pedro Moraes

Guerreiros da PM recebem capacitação pra abordar geral no Carnaval

Treinamento dos agentes da Polícia Militar ocorreu nesta segunda-feira (5), em Salvador

Treinamento dos agentes da Polícia Militar ocorreu nesta segunda-feira (5), em Salvador
Treinamento dos agentes da Polícia Militar ocorreu nesta segunda-feira (5), em Salvador |  Foto: Mila Souza/Ag. A TARDE

Um dos períodos mais aguardados do ano por várias categorias que lutam diariamente pelo pão de cada dia, o Carnaval, já ‘bate na porta’ da cidade de Salvador. Se de um lado as festas populares da pré-folia momesca já estão online e roteando, do outro, a contagem é regressiva para a largada oficial do evento, na próxima quinta-feira (8). De olho nisso, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) capacitou sua tropa para atuação nos Portais de Abordagem.

Assim como foi no Fuzuê e no Furdunço, realizados nos últimos sábado (3) e domingo (4), a corporação permanece no fogo para fazer uma verdadeira tropa de elite, como acontece durante o restante do ano. No entanto, entre 8 e 13 de fevereiro, a missão será ainda mais ampla, pois o período costuma receber ainda mais foliões, tanto baianos quanto turistas.

O Portal MASSA! acompanhou, no auditório B1 da Academia da instituição, no bairro do Bonfim, na capital baiana, nesta segunda (5), o evento de treinamento. Coronéis que vão supervisionar essa modalidade de policiamento estiveram presentes, além de cargos de PMs. Adotados desde 2016, os Portais de Abordagem já foram responsáveis por apreensões massivas, para além dos carnavais.

“Eles vêm sendo utilizados com frequência pela corporação, como nos cinco dias do Festival Virada Salvador, e está sendo utilizado nesse momento nos eventos pré-carnavalescos, no Circuito Orlando Tapajós, e será utilizada no Carnaval, uma festa maior, um acesso muito grande da população local, de turistas nacionais estrangeiros, e com a efetividade, no sentido do controle do acesso, da proibição do acesso de objetos não permitidos, aumenta bastante a segurança a todos que brincam e trabalham nesses eventos”, explicou o tenente-coronel PM Mattos.

O coordenador tenente-coronel Mattos comandou o curso preparatório
O coordenador tenente-coronel Mattos comandou o curso preparatório | Foto: Mila Souza/Ag. A TARDE

Leia mais:

Portais da PM recolhem 437 objetos proibidos no Fuzuê

Portais de acesso batem certo pra deixar galera protegida

Pistolas dos Power Rangers são aprendidas em pré-Carnaval de Salvador


Balanço do Fuzuê e Furdunço

A efetividade dos Portais de Abordagem foi retratada mais uma vez no Fuzuê e no Furdunço. Ao todo, objetos com tesouras, facas, entre outros, saíram das mãos de possíveis ameaça para quem desceu ‘na manha’ para os festejos pré-carnavalescos.

No Fuzuê, foram apreendidos mais de 400 objetos. No Furdunço, ontem, mais de 750, totalizando quase 1.200 objetos. Nós temos, inclusive, uma amostra deles aqui exposta, mostrando a importância desses objetos não estarem no circuito de carnaval, para evitar a sua utilização como potencial lesivo para todos que ali estão”, especificou o coordenador dos Portais de Abordagem da PM no Carnaval.

Quase 1.200 objetos foram apreendidos pelas tropas policiais
Quase 1.200 objetos foram apreendidos pelas tropas policiais | Foto: Mila Souza/Ag. A TARDE

No geral, serão cerca de 42 ‘PAs’ nos circuitos da festa em SSA City naquela que é a sétima edição da atividade dessa ferramenta.

Cerco fechado

Ainda que funcione em horários específicos no período de pré-festa, a PM anda com o radar ativado para não deixar passar nada. Questionado sobre como as tropas detectam as ameaças nos horários em que os portais não estão em funcionamento, Mattos abriu o jogo.

“Durante o Carnaval, os portais de abordagem funcionam por 24 horas. Em outros eventos, a exemplo do Pré-Carnaval, ele é ativado em determinados horários. Nos horários que não estão ativados, o policiamento interno é responsável pela realização de varreduras, ou seja, de observação dos ambulantes, das pessoas que ali circulam, e fazer recolhimento de objetos que podem ser utilizados para agredir, lesionar qualquer pessoa”, pontuou.

Após o Fuzuê e o Furdunço, a capital da Bahia terá outros eventos, como a ‘Melhor Segunda-Feira do Mundo’ 0800, nesta segunda, e o Pipoco, na próxima terça (6), além do Habeas Corpus.

No geral, serão cerca de 42 ‘PAs’ nos circuitos da festa em SSA City naquela que é a sétima edição da atividade dessa ferramenta.
No geral, serão cerca de 42 ‘PAs’ nos circuitos da festa em SSA City naquela que é a sétima edição da atividade dessa ferramenta. | Foto: Mila Souza/Ag. A TARDE

exclamção leia também