Nem mesmo os Power Rangers resistiram ao pré-carnaval de Salvador. No entanto, o que eles não sabiam é que existem algumas regras para curtir a folia soteropolitana. Durante o fim de semana, os super-heróis foram surpreendidos com a apreensão de suas armas de brinquedo em um dos Portais de Abordagem da Polícia Militar da Bahia (PMBA) instalados no circuito Barra-Ondina.
Quatro pistolas de brinquedo, nas cores vermelha, rosa, branca e amarela, foram confiscadas. Isso porque está proibida a utilização de "Pistolas de Água" e similares no estado da Bahia durante as festividades, após a regulamentação da Lei nº 14.584.
As pistolas dos Power Rangers serão encaminhadas, sob supervisão da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a cooperativas de reciclagem, preferencialmente lideradas por mulheres.
Proibição do uso de pistolas ou armas de água
A discussão sobre a proibição do uso de pistolas plásticas ou de água surgiu após uma mulher ser agredida por foliões do tradicional bloco "As Muquiranas", durante o Carnaval de Salvador de 2023, em um trecho do circuito no Campo Grande. Em um vídeo, é possível ver que a vítima é cercada e, além de ser atingida por jatos de água, é empurrada várias vezes. A mulher não consegue escapar até a chegada de agentes da Guarda Civil Municipal.
As imagens foram feitas na terça-feira (21), último dia da folia, e viralizaram. O público criticou o comportamento, considerado assédio e desrespeito, distante de ser uma brincadeira. Na época, foram cobradas ainda atitudes do poder público.