30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Buscas continuam - 24/10/2023, 12:20 - Silvânia Nascimento- Atualizado em 24/10/2023, 15:02

Fuga de detentos: confira tudo que aconteceu até agora

Um foragido localizado, armas apreendidas, bunker descoberto e outros desdobramento aconteceram entre o sábado (21) e a segunda (23)

Fuga ocorreu no Complexo Lemos Brito
Fuga ocorreu no Complexo Lemos Brito |  Foto: Alex Oliveira / Ag. A TARDE / Arquivo

Desde o último sábado (21), quando a fuga de sete detentos do Complexo Lemos Brito, em Salvador, veio à tona, que várias informações sobre o assunto têm corrido na sociedade. Nessa matéria, o Portal MASSA! listou todos os desdobramentos oficiais desse caso que aconteceram nos últimos três dias.

Entre o sábado e a manhã desta terça-feira (24), houve os seguintes acontecimentos: a apreensão de uma vasta quantidade de armas, a descoberta de um bunker de drogas pertencente a um dos foragidos, a prisão de quatro pessoas apontadas pela polícia como comparsas de um dos fujões, a morte de mais um 'coligado' e a localização do primeiro foragido que acabou morto num confronto com a PM.

Os fugitivos foram identificados como Virgínio de Alcântara Filho, Elivelton de Jesus Santos, Jeferson Silva Souza, Ikaro da Costa Santos, Jeferson Silva de Carvalho, Flávio Bastos Carneiro e Fábio Souza dos Santos.

Os sete detentos que fugiram do Complexo Lemos de Brito
Os sete detentos que fugiram do Complexo Lemos de Brito | Foto: Reprodução

Confira abaixo os detalhes:

Sábado (21/10)

- Sete detentos que estavam custodiados no módulo V do Complexo Penitenciário Lemos Brito, na capital baiana, fogem de uma única vez.

- Poucos momentos depois da fuga, a Polícia Militar monta o cerco policial na região do bairro de Mata Escura, local onde o presídio é implantado.

- Equipes do Batalhão de Guardas, Rondesp Central, Grupamento Aéreo da PM e as 47ª e 48ª Companhias Independentes da PM (Pau da Lima e Sussuarana) são mobilizadas para iniciar as buscas.

- Início da noite de sábado (21), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) anuncia a apreensão de materiais ilícitos pertencentes aos fujões que foram localizados durante as diligências

Domingo (22/10)

- O secretário da SSP, Marcelo Werner, e o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho apresentam, numa coletiva de imprensa, os itens apreendidos durante as buscas aos fugitivos.

- Dentre os materiais localizados estavam um arsenal de armas, incluindo dois fuzis, pistolas, mais de 2 mil munições, três coletes com esquema de blindagem, aparelhos celulares e outros.

- Até aquele momento, nenhum foragido havia sido encontrado.

Segunda-feira (23/10)


- Aproximadamente meia tonelada de drogas, dois fuzis e milhares de munições foram apreendidos em uma casa numa zona rural da cidade de Candeias.

- Materiais foram encontrados num bunker, apontado pela Polícia Civil como pertencente a um dos fugitivos do sistema prisional, responsável pelo tráfico de drogas naquela região e também como um dos líderes de um grupo criminoso.

- No imóvel onde funciona o bunker, quatro suspeitos (dois homens e duas mulheres) foram presos e um morreu em confronto. Segundo a polícia, o quinteto é comparsas de um desses fujões.

- Numa outra ação na segunda-feira (23), desta vez, na cidade de São Sebastião do Passé, também na RMS, guarnições da 10ª Companhia Independente da PM localizaram Elivelton de Jesus Santos, um dos sete criminosos que fugiram do sistema prisional.

- A ação que resultou na localização do foragido teve início por volta das 21h e contou com três viaturas do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e com efetivo do setor de inteligência da 10ª CIPM

- Elivelton de Jesus Santos foi encontrado pelas equipes do Peto, no distrito de Lamarão do Passé. Na ação, houve confronto, ele foi atingido e morreu.

- A PM disse que o Elivelton chegou a ser socorrido para o Hospital Albino Leitão, em São Sebastião do Passé, mas não resistiu.

- Um revólver e um caderno com anotações do tráfico foram encontradas com Elivelton.

Leia mais:

Um dos fugitivos da Lemos Brito morre em confronto com a PM

Líder de facção e homicida perigoso; conheça os detentos que fugiram

Na busca por detentos, polícia apreende fuzis perto de presídio de SSA

Com helicóptero, polícia inicia buscas por detentos que fugiram em SSA

Fuga: coletes eram reforçados com sistema de blindagem; entenda

exclamção leia também