
A Força Penal Nacional (FPN), coordenada pela Polícia Penal Federal (PPF), deu início às atividades de capacitação no Conjunto Penal de Feira de Santana, nesta semana. A missão ocorre logo após a conclusão da operação realizada no Conjunto Penal de Eunápolis, entre 28 de maio e 28 de agosto de 2025, que durou 92 dias.
Leia Também:
Durante a atuação em Eunápolis 165 profissionais foram capacitados, incluindo policiais penais, policiais militares e guardas municipais. Ao todo, foram 372 horas de formação em áreas estratégicas, como:
- escolta prisional;
- emboscada e contraemboscada;
- conduta de patrulha;
- abordagem veicular e pessoal;
- técnicas e tecnologias menos letais;
- intervenção tática prisional.
O objetivo da capacitação foi integrar diferentes forças de segurança, reforçando o trabalho conjunto no estado da Bahia.
Nova fase em Feira de Santana
Com base na Portaria MJSP nº 1019/2025, publicada em 3 de setembro no Diário Oficial da União, a atuação da FPN em Feira de Santana terá duração inicial de 90 dias. O trabalho será realizado de forma planejada e episódica, com foco no treinamento das equipes locais, troca de experiências e fortalecimento operacional.
A operação conta com apoio logístico e supervisão dos órgãos estaduais de administração penitenciária e de segurança pública, consolidando a cooperação federativa e reafirmando o compromisso com a segurança pública nacional.
O que é a Força Penal Nacional
A Força Penal Nacional é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O grupo é formado por policiais penais federais e por policiais penais dos estados do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Ceará, Paraíba, Amapá, Roraima e Bahia.
Na Bahia, a atuação ocorre em conjunto com a Superintendência de Gestão Prisional (SGP), conforme convênio firmado durante a vigência da portaria.