28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Porteira fechada - 04/02/2026, 19:15 - Da Redação

Fim do 'churras': polícia mete mão em 6 ladrões de gado na Bahia

Operação Harpia também fechou o cerco em açougues

Açougues foram fiscalizados pela Polícia Civil
Açougues foram fiscalizados pela Polícia Civil |  Foto: Divulgação/PC-BA

A farra do boi roubado chegou ao fim no sul da Bahia. A Polícia Civil botou um ponto final em um grande esquema de furto de gado e venda de carne clandestina durante a Operação Harpia, deflagrada na manhã desta quarta-feira (4), em cidades do sul e sudoeste do estado.

O principal alvo da ofensiva foi Porto Seguro, onde seis pessoas acabaram presas. Os criminosos são suspeitos de integrar uma quadrilha que roubava gado, fazia abate ilegal no meio do mato e jogava a carne no mercado sem qualquer tipo de controle sanitário.

No total, a polícia cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em açougues. Dois estabelecimentos foram fiscalizados em Pau Brasil e outros 12 em Porto Seguro.

Leia Também:

As prisões aconteceram nos bairros Cambolo, Baianão e no distrito de Pindorama. Entre os detidos está uma mulher apontada como responsável por alugar os veículos usados nos crimes.

Segundo a investigação, o esquema funcionava há cerca de cinco anos e deu um prejuízo estimado em R$ 2 milhões para produtores rurais da região. O modus operandi era sempre o mesmo, onde os ‘lalaus’ escolhiam fazendas afastadas, invadiam durante a madrugada e abatiam os animais no próprio pasto, sem qualquer tipo de higiene.

Depois disso, a carne era transportada de forma totalmente irregular, sem refrigeração adequada, e vendida a preços mais baixos em açougues, colocando em risco a saúde da população.

Durante a operação, os policiais apreenderam carne armazenada de forma irregular, equipamentos usados no abate clandestino e documentos que podem ajudar a identificar outros envolvidos no esquema.

exclamção leia também