25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Vixe! - 01/10/2025, 10:21 - Da Redação - Atualizado em 01/10/2025, 18:39

Filho e esposa de Binho Galinha caem na gaiola em fuga de deputado

Dupla acumula passagem anterior na polícia

Binho galinha e seu filho, João Guilherme
Binho galinha e seu filho, João Guilherme |  Foto: Reprodução/Instagram/@binho.galinha

João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano e Mayana Cerqueira da Silva, filho e esposa do deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (PRD), viram o sol nascer quadrado, nesta quarta-feira (1°), em Feira de Santana.

Leia Também:

A Operação Estado Anômico, que investiga um grupo suspeito de lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem e extorsão, capturou a dupla. A informação foi confirmada ao MASSA! pelo delegado Rodrigo Motta de Andrade, do Departamento de Polícia Federal (DPF).

No total, nove pessoas foram detidas, e outro alvo da operação ainda não teve a identidade divulgada. O deputado, apontado como líder do esquema, segue foragido.

Crias do crime

As investigações apontam que João Guilherme recebia dinheiro do crime ainda menor de idade e teria repassado cerca de R$ 474 mil para o pai.

Mayana movimentou valores incompatíveis com os rendimentos declarados à Receita Federal, e a maioria das transações dela envolvia outros suspeitos. A dupla já havia passado um período atrás das grades em 2023, mas foram soltos em abril de 2024.

Esquema cabeça

O Ministério Público da Bahia (MPBA) denunciou Binho Galinha como o chefe de uma organização criminosa que atua em Feira há mais de uma década. O que foi negado pelo parlamentar.

A assessoria do deputado afirmou, em junho, que ele recebeu a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com “serenidade e respeito” e sempre colaborou com a Justiça.

Operação

Além das prisões, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Salvador, em residências e empresas ligadas ao grupo. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 9 milhões dos investigados.

*Matéria atualizada às 18h38

exclamção leia também