28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

SEGURANÇA PÚBLICA - 14/07/2023, 14:16 - Da Redação

Familiares são resgatados em situação análoga à escravidão na Bahia

O grupo de familiares executava trabalho roceiro, além do cuidado com gado

O grupo de familiares executava trabalho roceiro, além do cuidado com gado
O grupo de familiares executava trabalho roceiro, além do cuidado com gado |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um novo registro de resgate de pessoas que trabalhavam em situação análoga à escravidão aconteceu no estado da Bahia. Nesta sexta-feira (14), 11 pessoas de uma única família foram libertadas, na zona rural do município de Santa Inês, localizado no Vale do Jiquiriçá. A ação conjunta envolveu o Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU).

A condição ainda ficou ampliada em função de outras oito pessoas, com a inclusão de crianças, também serem capturadas no local. Elas vivenciaram péssimas condições por cerca de 30 dias, de acordo com a Superintendência do Trabalho.

Na oportunidade, o grupo estava em um alojamento precário, com alimentação improvisada, péssimas condições de higiene e conforto, e não possuía acesso a água corrente. Durante a execução da operação, o empregador estava na fazenda e recebeu um termo de ajuste de condutas.

Juntamente a isso, aconteceu um acordo de pagamento das verbas trabalhistas e rescisórias avaliadas em R$ 50 mil. Ainda conforme a Superintendência do Trabalho, o grupo não podia nem mesmo ir à cidade para comprar os alimentos.

Leia Mais

Noivo morre após casa abandonada desabar durante fotos de casamento

Programa Voa Brasil poderá ter 1,5 milhão de passagens por mês

Programa para renegociação de dívidas começa a funcionar na segunda

Por essa razão, as pessoas faziam notas para o empregador, que abatia esses valores dos salários. Contudo, os trabalhadores não tinham acesso aos valores pelos quais eles pagavam os alimentos. A alimentação, ainda conforme os trabalhadores, era escassa.

A Superintendência do Trabalho também aponta que a situação é configurada como servidão por dívida. Natural da cidade de Capim Grosso, no norte do estado, a família viajou até Santa Inês, cidade situada a mais de 300 quilômetros de distância, devido a oportunidade de emprego.

Atuação

Todos os 11 resgatados atuavam no trabalho roceiro, com cuidados com o gado, porém sem condições seguras. Eles aplicavam venenos em animais sem o material necessário, somente com uma garrafa perfurada. Apesar disso, o grupo foi expulso do local ainda com débitos durante a estadia.

Posteriormente, os familiares foram encontrados na estrada, depois de andar por aproximadamente 20 quilômetros. O resgate aconteceu por parte de auditores-fiscais do Ministério do Trabalho, que realizaram a inspeção do local na fazenda.

Uma procuradora do trabalho, um procurador da Defensoria Pública da União (DPU) e uma assistente social da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também integraram a ação.

exclamção leia também