
Se nas redes sociais ADM significa uma abreviação de 'administração' e derivados, no mundo do crime a sigla virou identidade de uma facção criminosa chamada Anjos da Morte. Sua criação e atuação em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, vem sendo monitorada pela SSP, que deflagrou uma operação em combate as suas ações nesta quarta-feira (23).
Leia Também:
Fundada pelos criminosos Uillian da Silva Guimarães, de vulgo 'Gordura', 'Gordão' ou 'Guigó', e Ramon Oliveira Cruz, também conhecido como 'Alongado'. a quadrilha tem ligação com o Comando Vermelho (CV), segundo apurações do Portal MASSA!. Apesar de menos conhecida, o bonde criminoso é responsável por diversos crimes e por tocar o terror na população do sul do estado.
Tráfico de drogas, porte ilegal de armas, homicídios, ameaças, intimidações a moradores e o recrutamento de jovens indígenas durante invasões a terras estão entre os crimes praticados pela ADM. A área de atuação inclui uma parte da cidade de Porto Seguro, como Santa Cruz Cabrália, Arraial d’Ajuda, Caraíva, Pindorama, Trancoso e regiões adjacentes.
Simbologia
Anjos da Morte não é apenas o nome da facção, mas também um símbolo de devoção entre os integrantes. Muitos chegam a tatuar no corpo o desenho de um anjo carregando um fuzil, como forma de mostrar pertencimento ao bonde.
Veja:

Lideranças e fundadores
Principais 'cabeças' da facção, 'Gordura' e 'Alongado' deram muito trabalho às forças policiais durante este ano. Uillian da Silva Guimarães possui diversas passagens e fugas da prisão. A mais recente, aconteceu em dezembro de 2023, quando fugiu do Conjunto Penal de Eunápolis com um parceiro e tentou se 'malocar' em Minas Gerais.
De lá, ele ordenava ações criminosas na Bahia, como homicídios, roubos, tráfico de drogas e armas. Durante esse período, chegou a ocupar a carta Dama de Ouros do "Baralho do Crime" da SSP, se tornando um dos alvos mais procurados pela pasta. Ele foi encurralado e capturado em maio deste ano em Belo Horizonte (MG).

Já o co-fundador da quadrilha, Ramon Oliveira Cruz, foi morto após resistir à ordem de prisão das forças de segurança e iniciar um tiroteio. Ele foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Sua morte causou revolta entre os membros da ADM, que instauraram o terror em Caraíva, determinando um toque de recolher.

Operação Vértice Zero
Na madrugada desta quarta-feira (23), uma ação integrada das Polícias Federal, Militar e Civil, além da Força Nacional, alcançou oito integrantes do grupo Anjos da Morte na região de Caraíva.
Na operação, foram apreendidos cinco fuzis, quatro pistolas, rifle, espingarda, rádios comunicadores e drogas enterradas.