25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

bonde pequeno, mas gaiato - 23/07/2025, 12:14 - Da Redação

Facção ADM: veja quem são os Anjos da Morte, alvo de operação na Bahia

Quadrilha é responsável por tráfico de drogas, homicídios, porte ilegal de armas e outros crimes no Extremo Sul da Bahia

Tatuagem simboliza a marca da facção na pele dos bandidos
Tatuagem simboliza a marca da facção na pele dos bandidos |  Foto: Reprodução

Se nas redes sociais ADM significa uma abreviação de 'administração' e derivados, no mundo do crime a sigla virou identidade de uma facção criminosa chamada Anjos da Morte. Sua criação e atuação em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, vem sendo monitorada pela SSP, que deflagrou uma operação em combate as suas ações nesta quarta-feira (23).

Leia Também:

Fundada pelos criminosos Uillian da Silva Guimarães, de vulgo 'Gordura', 'Gordão' ou 'Guigó', e Ramon Oliveira Cruz, também conhecido como 'Alongado'. a quadrilha tem ligação com o Comando Vermelho (CV), segundo apurações do Portal MASSA!. Apesar de menos conhecida, o bonde criminoso é responsável por diversos crimes e por tocar o terror na população do sul do estado.

Tráfico de drogas, porte ilegal de armas, homicídios, ameaças, intimidações a moradores e o recrutamento de jovens indígenas durante invasões a terras estão entre os crimes praticados pela ADM. A área de atuação inclui uma parte da cidade de Porto Seguro, como Santa Cruz Cabrália, Arraial d’Ajuda, Caraíva, Pindorama, Trancoso e regiões adjacentes.

Simbologia

Anjos da Morte não é apenas o nome da facção, mas também um símbolo de devoção entre os integrantes. Muitos chegam a tatuar no corpo o desenho de um anjo carregando um fuzil, como forma de mostrar pertencimento ao bonde.

Veja:

Tatuagem simboliza a marca da facção na pele dos bandidos
Tatuagem simboliza a marca da facção na pele dos bandidos | Foto: Reprodução

Lideranças e fundadores

Principais 'cabeças' da facção, 'Gordura' e 'Alongado' deram muito trabalho às forças policiais durante este ano. Uillian da Silva Guimarães possui diversas passagens e fugas da prisão. A mais recente, aconteceu em dezembro de 2023, quando fugiu do Conjunto Penal de Eunápolis com um parceiro e tentou se 'malocar' em Minas Gerais.

De lá, ele ordenava ações criminosas na Bahia, como homicídios, roubos, tráfico de drogas e armas. Durante esse período, chegou a ocupar a carta Dama de Ouros do "Baralho do Crime" da SSP, se tornando um dos alvos mais procurados pela pasta. Ele foi encurralado e capturado em maio deste ano em Belo Horizonte (MG).

Uillian da Silva Guimarães, de vulgo 'Gordura', 'Gordão' ou 'Guigó'
Uillian da Silva Guimarães, de vulgo 'Gordura', 'Gordão' ou 'Guigó' | Foto: Divulgação / SSP

Já o co-fundador da quadrilha, Ramon Oliveira Cruz, foi morto após resistir à ordem de prisão das forças de segurança e iniciar um tiroteio. Ele foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Sua morte causou revolta entre os membros da ADM, que instauraram o terror em Caraíva, determinando um toque de recolher.

Ramon Oliveira Cruz, também conhecido como 'Alongado', foi morto em confronto com policiais
Ramon Oliveira Cruz, também conhecido como 'Alongado', foi morto em confronto com policiais | Foto: Reprodução

Operação Vértice Zero

Na madrugada desta quarta-feira (23), uma ação integrada das Polícias Federal, Militar e Civil, além da Força Nacional, alcançou oito integrantes do grupo Anjos da Morte na região de Caraíva.

Na operação, foram apreendidos cinco fuzis, quatro pistolas, rifle, espingarda, rádios comunicadores e drogas enterradas.

exclamção leia também