Cinco homens foram presos após aplicar um golpe de R$ 64 milhões (12,3 milhões de dólares) contra a Apple, empresa que fabrica o iPhone, nos Estados Unidos. Os suspeitos são investigados por trocar celulares e tablets falsos por originais em lojas oficiais da empresa.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, o grupo de chineses adulteravam os aparelhos falsificados com números de identificação semelhantes aos registrados nos modelos originais.
Leia mais:
'Trafica' matador de Salvador tem 'CPF cancelado' por policiais
Segurança na Ceasa é reforçada com drone e outros equipamentos
PMs viralizam ao cantar 'ritual' enquanto caçam "menino de vó"
Segundo as investigações, os “espertinhos” trocaram 16 mil aparelhos entre dezembro de 2015 e março de 2024. Os criminosos alegavam que os celulares apresentavam defeitos físicos ou não ligavam.
"Os réus declararam de forma consciente e fraudulenta que os dispositivos Apple falsificados que devolveram eram genuínos, mas estavam quebrados ou não funcionavam e estavam cobertos pelos programas de garantia da empresa", informou o comunicado do Departamento de Justiça. "Em muitos casos, eles se dirigiam por todo o sul da Califórnia em um único dia e visitavam até 10 lojas diferentes da Apple, onde devolviam esses dispositivos", completou.
Se condenados, os cinco suspeitos podem pegar até 20 anos de prisão.