Se engana quem pensa que o mundo de crime é formado exclusivamente por homens. Nos últimos anos, mulheres têm tomado cada vez mais a linha de frente e ganhado destaque em investigações policiais, sendo procuradas por assassinatos, 'cabeça' do tráfico de drogas, assaltos e outras diligências.
Leia mais:
‘Dama do Crime’, do PCC, e ‘Angelina Jolie’, do CV, têm manhas descobertas pela polícia
Amor bandido: 'Rei e Rainha de Copas' do CV tocavam o terror por SSA
Quem mandou matar Kelly Cylone? Morte da 'Dama do Pó' completa 13 anos
Muitas delas possuem passagens pela prisão ou ainda estão na mira das autoridades, figurando na lista de procuradas. Os motivos para o envolvimento com coisas erradas variam, podendo ser influência de companheiros, vivência em ambientes tomados pela criminalidade ou até mesmo uma decisão própria.
Diante disso, o Portal MASSA! separou cinco 'damas do crime' que deram trabalho para as autoridades da Bahia nos últimos anos. Confira:
'Dama do pó' ou Kelly Cyclone
Kelly Sales Silva, mais conhecida como 'Kelly Cyclone', 'Dama do pó' ou 'A Patroa do Tráfico', é uma jovem baiana conhecida por se envolver com o mundo do crime, sendo associada a ocorrências como tráficos de drogas, associação criminosa, porte de arma e outras atividades ilícitas
A 'faixa rosa do crime' foi assassinada em 18 de julho de 2011, na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), após sair do Salvador Fest.
'Dona Maria': líder de facção na Bahia
Atrelado a pessoas idosas e doces, o apelido 'Dona Maria' também pertence a uma mulher, identificada como Jasiane Silva Teixeira, apontada como uma das líderes da facção criminosa BDN (Bonde do Neguinho), em aliança com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Ela era investigada há mais de 10 anos por homicídio e tráfico de drogas na Bahia, sendo alvo antigo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), conhecida como a “Dama de Copas do Baralho do Crime”. A criminosa foi presa no dia 24 de janeiro deste ano.
'Vaninha': assassina brutal
Também figurando no Baralho do Crime da SSP-BA, na carta '8 de Paus', a criminosa identificada como Edvania Pereira de Morais, vulgo 'Vaninha', atualmente é a única mulher entre os criminosos mais procurados que integram o 'deck' das autoridades.
Ela segue foragida da Justiça, com mandado de prisão em aberto por executar e planejar o assassinato de uma professora na frente da filha de 2 anos, em 20 de fevereiro de 2019.
'Rainha de Copas' do CV tocava o terror com 'trafica'
Darlene Andrade Pereira dos Santos não possui um vulgo divulgado, mas tinha uma parceria forte com um dos líderes da facção Comando Vermelho (CV) em Salvador, Anderson Souza de Jesus, o 'Buel'. Unidos pelo amor e pelo crime, o casal comandava a bandidagem nos bairros de Tancredo Neves e Arenoso.
Mesmo grávida de 34 semanas, a 'Bibi perigosa do CV' não quis saber de recesso do 'trampo' criminoso e seguia auxiliando o marido nas atividades ilegais da facção, como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
Ela foi presa no dia 21 de janeiro, em um 'cafofo' no Centro do Rio de Janeiro por agentes da FICCO e do DRACO, da Polícia Civil da Bahia.
'Barbie' do PCC escondia crimes por trás da beleza
Acusada de cúmplice em um assassinato e envolvimento com o tráfico de drogas, a 'Barbie do PCC' e modelo, Jackeline Moreira, era apontada pelas autoridades como namorada do olheiro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).
Ela escondia seu envolvimento nos esquemas criminosos, vivendo no estilo de 'blog' em seu perfil no Instagram, onde se apresentava como bacharel em direito e empreendedora. A mulher foi presa no dia 16 de janeiro pela Polícia Civil.