23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Intoxicados - 07/02/2025, 07:05 - Nicolas Melo

Crianças encontradas mortas em Valéria podem ter sido envenenadas com gelatina

Os irmãos Benjamim e Maria Valentina apresentvam sintomas desde a terça-feira (4)

Crianças comeram uma gelatina preparada pela mãe na terça-feira (4)
Crianças comeram uma gelatina preparada pela mãe na terça-feira (4) |  Foto: Ilustrativa / Reprodução / Freepik

A Polícia Civil investiga a morte de duas crianças, identificadas como Benjamim, de 7 anos, e Maria Valentina, de 4 anos, ocorrida na madrugada de quinta-feira (6), em um apartamento na Rua Morada da Lagoa, no bairro de Valéria, em Salvador.

Inicialmente, uma das hipóteses consideradas é envenenamento, já que um produto tóxico, possivelmente veneno de rato (chumbinho), foi encontrado no local. Outra linha de investigação apura a possibilidade de contaminação da água consumida pela família.

Leia também:
Homem que matou policial influencer cai na vala após bang-bang com a PM
Bate-boca revoltou autor da morte do jovem Danilo Oliveira; entenda

Segundo informações preliminares, o caso teve início na noite de terça (4), quando a mãe das crianças, Iasmin Fonseca, 23 anos, preparou uma gelatina para a família. Durante a noite, tanto as crianças quanto Iasmin e Gean Silva da Hora, padrasto das vítimas, apresentaram sintomas como náusea e diarreia. Apesar do mal-estar, eles não buscaram atendimento médico e foram dormir.

Na quarta (5), os sintomas teriam se agravado, mas, novamente, a família não procurou socorro. Entre a noite de quarta e a madrugada de ontem, Iasmin percebeu que os filhos estavam sem sinais vitais ao entrar no quarto para fechar uma janela. A Polícia Militar foi acionada no início da manhã e isolou o local até a chegada de peritos do Departamento de Polícia Técnica.

Adultos foram socorridos

Em nota, a corporação informou que “ao chegarem, os militares constataram o fato, isolando o local até a realização da perícia pelo DPT. Os adultos foram socorridos para uma unidade de saúde da região e as circunstâncias do ocorrido serão apuradas pelo órgão competente”.

A Polícia Civil, por sua vez, afirmou que a 8ª Delegacia Territorial (Valéria) expediu guias periciais e está conduzindo diligências para esclarecer o caso: “Segundo o registro, policiais solicitaram apoio para averiguar a denúncia de dois corpos em rigidez cadavérica. Os pais, que apresentavam sinais de um possível envenenamento, foram socorridos para uma unidade de saúde. A unidade policial expediu as guias para remoção e perícia e vai realizar oitivas e diligências para esclarecer o caso”.

Amostras coletadas

“Os laudos periciais devem confirmar a causa das mortes”, continuou a nota. Ontem, investigadores coletaram amostras da gelatina, de outros alimentos e também da água da torneira consumida pela família.

A hipótese de contaminação da água está sendo considerada, e as amostras foram enviadas para análise pericial no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O resultado dos exames deverá esclarecer se houve intoxicação alimentar acidental, envenenamento proposital ou contaminação da rede de abastecimento.

A mãe das crianças foi ouvida preliminarmente pela polícia no Hospital do Subúrbio, onde recebeu atendimento médico. Já Gean Silva da Hora, padrasto das vítimas, recebeu alta na manhã de ontem após apresentar melhora dos sintomas.

Ele foi convidado pelos investigadores a comparecer ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), como testemunha, para prestar esclarecimentos sobre o caso. A investigação segue em andamento.

exclamção leia também