Além de ser apenas um mês do ciclo de 2024, agosto trouxe estatísticas sangrentas que impactaram o índice de violência armada. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, 137 vítimas foram registradas em Salvador e na Região Metropolitana no mês passado.
Leia mais:
Tensão x tecnologia: conexão precisa ajudar no combate a policiais atingidos na Bahia
Moradores registram tiros na Federação na madrugada desta sexta
Arenoso e Tancredo: BDM fica 'malucão' e anuncia massacre contra CV
Desse total, a capital baiana contabilizou 107 tiroteios, que resultaram em 74 pessoas mortas e 23 feridos. Os incidentes ocorreram em vários bairros da cidade, com destaque para cinco deles que apresentaram os maiores números da Bahia no mês anterior.
Confira os bairros mais afetados pela violência armada em agosto:
- Fazenda Coutos (Salvador): 6 tiroteios e 3 mortos;
- Fazenda Grande do Retiro (Salvador): 6 tiroteios, 4 mortos e 1 ferido;
- Pau da Lima (Salvador): 5 tiroteios e 4 mortos;
- Coutos (Salvador): 4 tiroteios e 3 mortos;
- Pernambués (Salvador): 4 tiroteios, 2 mortos e 1 ferido.
*Os dados são do Instituto Fogo Cruzado
O que diz a Segurança Pública
Em nota enviada ao Portal MASSA!, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que as forças policiais tem sido reforçadas com "investimentos na contratação de 3.500 novos policiais e bombeiros, na entrega de 101 novas estruturas entre Delegacias, Companhias, Núcleos e Pelotões, além da aquisição de equipamentos e tecnologias para ampliar o combate à violência.”
Além disso, a pasta informou que, no mês de agosto, foi registrado "o menor número de mortes violentas dos últimos 12 anos, com uma redução de 34,5% dos homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte".