28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

mãe de família abalada - 13/10/2025, 15:15 - Da Redação

"Constrangida", desabafa mulher que levou tapão de PM em Pirajá

Mãe de cinco filhos, Mércia afirmou que tentou proteger sua 'cria' durante o bafafá

Mércia desabafou sobre a agressão sofrida por um PM
Mércia desabafou sobre a agressão sofrida por um PM |  Foto: Reprodução / Rede Bahia | Reprodução / Redes Sociais

A mulher identificada pelo prenome Mércia, que foi agredida com um tapão por um policial militar no domingo (12), durante uma comemoração pública do Dia das Crianças, em Pirajá, desabafou nesta segunda-feira (13) sobre o ocorrido. Segundo ela, o objetivo era proteger seu filho, de 15 anos de idade.

Aspas

Eu me senti constrangida. Não por mim, mas sou mãe de cinco filhos, crio só e meu menino de 15 anos estava na frente

disse Mércia

Em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia, a mulher, que é mãe de cinco filhos, afirmou que a confusão iniciou após ela pedir que os PMs não atirassem na região, devido à grande quantidade de crianças na rua. No entanto, segundo ela, os agentes já teriam chegado disparando.

Aspas

Falei: 'Poxa, tem criança'. E eles responderam: 'Criança é uma 'la ela'. Recebei um tapa no rosto e guardei isso aqui [um projétil], Não por mim, mas quanto faltou para pegar no meu filho?

relatou a mulher

Imagens registradas por moradores mostram que Mércia joga uma lata de cerveja na direção da corporação e, momentos depois, um dos agentes dá uma tapa no rosto da vítima. Porém, a mulher afirmou que atirou o objeto após ser agredida e que, diante do cenário, vai pedir uma medida protetiva.

Ao perceber que a ação teria sido filmada, o agente tenta encurralar a testemunha que estava com o celular, mas acaba contido por outro colega de farda.

O que diz a PM

Em nota, a Polícia Militar afirmou que os agentes da 9ª CIPM foram alvos de disparos de arma de fogo enquanto realizavam rondas. Segundo a corporação, os suspeitos teriam se misturado à população presente em uma comemoração local.

Ainda de acordo com as autoridades, os agentes não reagiram por causa da quantidade de pessoas que estavam na rua e que eles foram hostilizados por algumas pessoas presentes, inclusive com o arremesso de objetos. As imagens foram enviadas a Corregedoria da Polícia Militar.

Veja o comunicado completo:

"A Polícia Militar da Bahia (PMBA) informa que, na tarde de domingo (12), por volta das 15h40, policiais militares da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pirajá) realizavam patrulhamento na Rua Baixa da Fonte, nas imediações do final de linha de Pirajá Velha, quando foram alvos de disparos de arma de fogo efetuados por indivíduos armados que se misturaram à população presente em uma comemoração local.

Diante da presença de diversas crianças e famílias na via, não houve revide por parte da guarnição, que adotou o acompanhamento tático e procedeu com o acionamento de outras equipes para garantir o controle da área e a segurança dos moradores.

Durante a ação, os policiais militares foram hostilizados por algumas pessoas presentes, inclusive com o arremesso de objetos, o que reforçou o cenário de tensão enfrentado pelas equipes na condução da ocorrência.

A Corporação informa que as imagens divulgadas nas redes sociais estão sendo analisadas e que, por determinação do Comando da PMBA, a guarnição envolvida foi encaminhada à Corregedoria para prestar esclarecimentos, por meio dos procedimentos administrativos cabíveis.

O Comando da PMBA registra que, ao longo do fim de semana, unidades da Corporação realizaram diversas ações sociais em alusão ao Dia das Crianças, tanto na capital quanto no interior, reforçando o caráter comunitário e preventivo da Instituição. Registra, ainda, que lamenta o fato ocorrido com a guarnição durante o cumprimento de sua missão de garantir a segurança da população.

A PMBA reitera que atua de forma técnica e proporcional, observando os protocolos operacionais, o respeito aos direitos humanos e a preservação da vida".

Pronunciamento da SSP

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que determinou uma apuração imediata da situação. A pasta destacou que, apesar de a lata ter sido jogada contra os agentes, nada justiça as agressões flagradas em vídeo.

"A Secretaria da Segurança Pública ressalta que determinou à Polícia Militar apuração imediata da conduta de agentes do Estado no bairro de Pirajá, em Salvador. Enfatiza ainda que, apesar do arremesso de objetos por populares relatado pelos policiais, repudia as agressões flagradas em um vídeo e esclarece que não é esse o modelo de policiamento determinado pelo Comando da PM. Acrescenta que toda a ocorrência será analisada pela Corregedoria da instituição. Destaca, por fim, que tem investido na capacitação continuada das Forças da Segurança Pública, visando a qualificação do atendimento à população."

exclamção leia também