
Pela segunda vez, em 200 anos de existência da Polícia Militar da Bahia, uma mulher está à frente de um batalhão operacional da corporação. A tenente-coronel Cláudia Mara assumiu, na tarde desta sexta-feira (24), o comando do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), durante uma solenidade realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Leia Também:
A unidade, criada em maio de 2023, tem como missão reforçar a segurança dentro e no entorno das escolas públicas por meio do policiamento ostensivo e preventivo. O BPEsc atua em parceria com as companhias convencionais da PM e com a rede de proteção à infância e adolescência, buscando garantir que estudantes possam ir e voltar da escola com segurança.
“É uma felicidade imensa poder assumir o comando de um batalhão. Eu nunca imaginaria, há 35 anos, que chegaria a essa posição. Estou emocionada e grata a Deus, ao governador e ao comando-geral por essa oportunidade”, afirmou a tenente-coronel Cláudia Mara, durante a cerimônia de posse, realizada no auditório do Departamento de Apoio Logístico (DAL).

Natural de Salvador, Cláudia Mara ingressou na PM em 1990, na primeira turma de sargentos. Formou-se como oficial em 1996 e tem ampla experiência na área educacional e jurídica: é pedagoga pela UFBA, bacharela em Direito pela Unifacs e pós-graduada em Direito Público. Atuou por 11 anos no Colégio da Polícia Militar do Lobato e destacou a emoção de sua despedida, em 2017, quando foi homenageada por alunos e professores. “Foi um divisor de águas na minha carreira”, recorda.
Sobre os desafios à frente do BPEsc, Cláudia enfatizou a importância da integração entre Polícia Militar, Secretaria de Educação e comunidade escolar. “Nosso foco é garantir um ambiente escolar seguro. E isso só é possível com essa conexão entre as instituições e a sociedade. Com fé, dedicação, disciplina e foco, tudo é possível”, disse, deixando uma mensagem de incentivo às mulheres que trilham caminhos semelhantes dentro da corporação.
Na mesma solenidade, o tenente-coronel Emiliano assumiu o comando do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos, conhecido como Batalhão Gêmeos, substituindo o tenente-coronel Reginaldo Moraes.
