23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

PASSA NADA - 26/07/2023, 19:22 - Da Redação

‘Chefona’ de organização criminosa é presa em operação

A mulher é suspeita de tráfico internacional de drogas

A mulher é suspeita de tráfico internacional de drogas
A mulher é suspeita de tráfico internacional de drogas |  Foto: Divulgação/Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (26), uma foragida da Justiça Federal do Ceará, suspeita de tráfico internacional de drogas, parou na cadeia, na cidade de Salvador. Aos 27 anos de idade, a mulher, que não teve identidade revelada, ainda responde por organização criminosa.

Em síntese, a prisão foi realizada por equipes da Polícia Federal, no bairro de Vila Ruy Barbosa, na Cidade Baixa. Participaram da ação também equipes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MP-BA) e do Batalhão de Choque, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA /CHOQUE).

Na ação foi cumprido o mandado de prisão temporária expedido pela Justiça Federal do Ceará. De acordo com a PF, a detida foi levada para a sede da Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, na capital baiana. Ela passou por interrogatório e formalização dos procedimentos cabíveis, onde, em seguida, ficou disponível à Justiça Federal.

A Operação Doze Malas, deflagrada pela Polícia Federal, teve como intuito impor continuidade da investigação sobre a prisão de oito passageiros por tráfico internacional de drogas no Aeroporto de Fortaleza, em abril. Na oportunidade, o grupo tinha como destino Lisboa, em Portugal.

Leia Mais

Bonde criminoso troca tiros com a PM em Tancredo Neves

Marido suspeito de matar cigana Hyara é apreendido pela PF

Tiros atingem e matam jovem e adolescente dentro de residência

As pessoas foram flagradas com malas similares contendo 23 kg de cocaína oculta nas oito malas. A princípio, a viagem teria sido organizada pela mulher residente em Salvador, que foi responsável, conforme as investigações, por cooptar os presos em flagrante, adquirir as passagens e estadia no país europeu.

Além disso, há indícios de atuação da suspeita em outra atuação da organização criminosa referente ao tráfico internacional de drogas, flagrado no dia 30 de abril. Quatro brasileiros foram presos em Lisboa, por transportarem cocaína de Recife/PE para Lisboa.

Desdobramento

Por causa da prisão, a investigada pode responder pelo cometimento, por exemplo, dos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico de drogas. Ao todo, as penas somadas englobam até 35 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados, a partir da análise do material digital apreendido. As investigações continuam, com análise do material apreendido.

exclamção leia também