28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

QUER FICAR DE QUEBRADA - 20/09/2023, 15:20 - Da Redação - Atualizado em 20/09/2023, 15:37

Chefão da Katiara que aterrorizou Valéria tenta relaxar prisão

Chefão, que teria liderado a facção, parou no xilindró em julho de 2017

Chefão, que teria liderado a facção, parou no xilindró em julho de 2017
Chefão, que teria liderado a facção, parou no xilindró em julho de 2017 |  Foto: Divulgação/Polícia Civil

O bairro de Valéria, situado na cidade de Salvador, está com todos os holofotes direcionados para si após a morte do policial federal Lucas Caribé, recentemente. Entre os casos envolvendo facções criminosas presentes na localidade está o de Gutemberg de Freitas. O meliante, suspeito de ter ligação com a facção Katiara, parou no xilindró em julho do ano passado após fazer tanto a própria esposa quanto o filho reféns.

Além disso, nesta semana, a Justiça rejeitou o pedido de relaxamento da prisão realizado pelos advogados de Freitas. Com isso, a prisão preventiva foi mantida como medida para "preservar a ordem pública". O indivíduo virou alvo de uma operação policial que abrangeu cerca de 100 agentes.

Quando notou a presença massiva dos PMs, ele invadiu a própria casa e manteve a esposa e o filho menor de idade sob a mira de uma arma de fogo. Por meio de um vídeo, o suposto traficante apareceu armado e ao lado da esposa. À época, a advogada de Gutemberg enfatizou, em entrevista a uma emissora de TV local, que a situação foi um “teatro”.

Leia Mais

“Facções não vão prosperar na Bahia”, garante Geraldo Júnior

Polícia Federal parte pra cima de traficantes e prende dois em Valéria

Polícia realiza incursões em áreas de mata para caçar traficantes


Caso

Juntamente com isso, a defesa também alegou que tiros foram deflagrados contra o imóvel do suspeito, além de que uma das balas atingiu a coxa da esposa dele. No ano de 2017, Gutemberg de Freitas foi preso em Nazaré, no Recôncavo baiano, suspeito de ter cometido três homicídios na cidade.

Devido às circunstâncias, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) o indicou como líder do tráfico de drogas no bairro Apagafogo. No decorrer do cumprimento do mandado de prisão, o suspeito estava na companhia de um dos filhos e relatou que atiraria na criança, caso algum agente tentasse aproximação. Em seguida, ele se entregou e foi levado para o sistema prisional.

exclamção leia também