As buscas da Polícia Federal (PF) para localizar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, ultrapassam os 20 dias. Buscando novos métodos, a PF decidiu utilizar o cão farejador “Fúria”, um pastor belga malinois, especialista em captura, que chegou ao estado nesta quarta-feira (6).
Foragidos desde 14 de fevereiro, os criminosos estão sendo procurados pelo “Fúria” e pelos policiais penais Leudyson Arruda e Jezial Marques, agentes especializados em operações especiais. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), o pastor belga foi treinado para trabalhar em operações dentro de presídios, porém se tornou uma valiosa ferramenta para a captura de fugitivos.
Leia Também:
Esconde-esconde? Fugitivos de Mossoró são vistos em zona rural do RN
Fugitivos de presídio de Mossoró são vistos em vilarejo
Fuga da prisão em Mossoró: empresa suspeita ficou inidônea em 2019
O cão farejador, que pertence ao estado do Mato Grosso, tem 7 anos e já participou de operações complexas na busca de drogas, celulares e armas dentro e fora de prisões do estado. Em 2023, o Fúria ajudou na captura de fugitivos do Presídio de Água boa, localizado a cerca de 650km de distância de Cuiabá, e de uma apreensão de aproximadamente 360 kg de droga.