30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

SOLDADO DO CV - 06/06/2024, 16:30 - Pedro Moraes

Bicho do mato, ‘Código’ descodificou mototaxista em passarela de SSA

Vítima foi flagrada por Ângelo Márcio e comparsas em fotos com símbolo de facção rival

Braço direito do lalau 'Olho de Gato', 'Código' agia para eliminar rivais
Braço direito do lalau 'Olho de Gato', 'Código' agia para eliminar rivais |  Foto: Reprodução

O trabalho estratégico e à base de inteligência fez as forças de segurança pública operarem nas primeiras horas desta quinta-feira (6), em vários bairros de Salvador. Com isso, o saldo de 10 pessoas presas, entre elas cabeças caras da facção criminosa Comando Vermelho (CV), viram o sol ‘nascer quadrado’.

Uma delas foi ‘Código’, meliante que no RG é identificado como Alan Santos Oliveira, preso em Cosme de Farias, na Operação Duplo X. Se hoje, o indivíduo tem lá seus 32 anos, quando ainda era jovem no mundo do crime e na vida, ele fez arruaça na capital baiana.

Entre os crimes, um chamou atenção pela crueldade que, aliás, era uma das características dele e seu bonde. Era dia 18 de outubro de 2015 quando, na tarde daquele domingo, ‘Código’ massacrou a vida de Gabriel Silva, um jovem de 20 anos.

A suposta motivação da morte envolveu uma postagem nas redes sociais. A vítima teria feito uma pose com um gesto nas mãos onde mostrava um símbolo usado por integrantes de outro coletivo criminoso, que atuava na região onde a operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FIICCO) e outros ‘guerreiros da linha de frente da SSP’ aconteceu nesta quinta-feira.

Operação já capturou mais de nove meliantes
Operação já capturou mais de nove meliantes | Foto: Alberto Maraux/SSP

Crime

Atuante como mototaxista, o jovem estava próximo de uma concessionária de veículos, onde tem uma passarela da Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, sentido Lapa. Com o uso de um veículo, a gangue de Alan descodificou a ordem das lideranças da facção, ao disparar mais de 10 tiros contra o rapaz.


Leia mais

Ficco mete vulgo 'Código' no xilindró, apontado como brabão do CV

Astuto: Olho de Gato 'dá perdido' e foge de policiais em Salvador

Conheça 'Olho de Gato', alvo de operação e mandante de chacina em SSA

Antes de morrer, ele teria sido removido da casa de uma mulher e levado até o local onde o corpo foi encontrado. Os disparos atingiram regiões do corpo como peito e cabeça.

Bonde

À época, quem também perdeu para a polícia foi Wallace da Silva Moraes, conhecido pelo vulgo de ‘Marcha Lenta’, e Ângelo Márcio da Silva Portugal, o ‘Peca’. Os dois eram ainda mais jovens que ‘Código’, e tinham 20 e 19 anos, respectivamente.

Presos no dia seguinte ao crime, na localidade da Travessa Jaguarari, em Cosme, eles portavam quase R$ 1.000 em espécie, três aparelhos celulares, cocaína, crack e maconha.

exclamção leia também