27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Segurança Pública - 02/08/2025, 15:10 - Jair Mendonça Jr / Portal A Tarde

Assaltos em coletivos têm queda significativa em Salvador e RMS

Entre janeiro e junho, a PM prendeu 62 pessoas em flagrante, conduziu 82 suspeitos para delegacias e apreendeu 11 adolescentes envolvidos em assaltos

Dados foram captados entre entre janeiro e junho
Dados foram captados entre entre janeiro e junho |  Foto: Bruno Concha/Secom PMS

O número de roubos em ônibus caiu 53% em Salvador e na Região Metropolitana nos primeiros seis meses de 2025. De acordo com dados da Polícia Militar, foram registradas 202 ocorrências no período, contra 433 casos contabilizados no mesmo intervalo de 2024.

Leia Também:

A queda é atribuída à atuação integrada das forças de segurança. De um lado, o trabalho ostensivo da PM, com reforço em pontos críticos e horários de maior fluxo. Do outro, a atuação da Polícia Civil, com uso de inteligência e investigações focadas em autores e receptadores.

“É um trabalho contínuo e coordenado. Reforçamos o policiamento com motopatrulhamento, blitze e rondas estratégicas. A parceria com a Polícia Civil, o sindicato dos rodoviários e as empresas de transporte tem sido essencial para os resultados”, afirma o tenente-coronel Carlos Emiliano, comandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Coletivos, conhecido como Batalhão Gêmeos.

Somente entre janeiro e junho, a unidade da PM prendeu 62 pessoas em flagrante, conduziu 82 suspeitos para delegacias e apreendeu 11 adolescentes envolvidos em crimes nos coletivos. Também foram apreendidas quatro armas de fogo e 12 armas brancas.

Na investigação, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DERRC) tem intensificado o combate aos receptadores de aparelhos roubados, principalmente celulares, que costumam ser o alvo mais comum.

“O enfrentamento vai além do flagrante. Atuamos para identificar e desarticular quem alimenta a cadeia do crime, como os receptadores. A integração com a PM, a Guarda Municipal e o setor de transporte tem feito a diferença”, afirma o delegado Cleandro Pimenta, titular da DERRC

exclamção leia também