
A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, deflagrou nesta quinta-feira (5) uma operação pesada em Utinga, no interior da Bahia, contra uma organização criminosa investigada por tráfico de drogas e homicídios. A ação cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão, terminando com três pessoas presas, incluindo um advogado apontado como peça-chave do grupo.
Segundo a investigação, a quadrilha tinha atuação estruturada, com divisão de funções e ligação direta com um grupo criminoso do estado de São Paulo, além de ramificações no tráfico em Salvador. O esquema funcionava com hierarquia definida e influência direta no comércio de drogas em Utinga.
O Portal Massa! apurou que o advogado preso se chama Josevane Alves de Jesus Pereira, tem 35 anos e foi candidato a vereador em Utinga nas eleições de 2024. Ele é apontado como o ‘cabeça’ dos criminosos e teria usado do seu prestígio social e profissional para articular e comandar as ações criminosas. Contra ele, foram cumpridos mandados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Leia Também:
Durante as buscas em imóveis ligados ao advogado, os policiais encontraram e destruíram uma plantação de maconha. No local, também foram apreendidos 12 sacos da droga, sementes e mudas, porções de cocaína, uma pistola calibre 6.35, além de dinheiro, celulares, notebook, computadores, balanças de precisão e material usado para embalar entorpecentes.

Outros dois suspeitos, de 40 e 43 anos, também foram presos em Utinga. Com eles, as equipes apreenderam munições e aparelhos eletrônicos. Todo o material recolhido será periciado.
Ao todo, a operação cumpriu seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As forças de segurança seguem em diligências para localizar outros envolvidos e desmontar de vez a estrutura financeira e operacional da organização criminosa.

