
O São João não é apenas festa: é identidade, memória e tradição. E foi mergulhando nessa cultura vibrante que a jornalista baiana Amanda Mota deu vida ao livro Nas Trincheiras da Alegria. Com olhos curiosos e coração aberto, ela percorreu seis cidades do interior da Bahia, conhecidas por seus festejos juninos: Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, Alagoinhas, Juazeiro e Senhor do Bonfim. Em cada uma delas, encontrou histórias que traduzem a essência do Nordeste e transformou esses municípios em verdadeiros cenários de narrativas culturais enriquecedoras.
Com uma pesquisa minuciosa e mais de 100 entrevistas realizadas, a autora ouviu moradores, produtores de eventos, personagens típicos, pesquisadores, historiadores, gestores culturais e prefeitos locais. O resultado é uma obra que traduz a riqueza do Nordeste, destacando a importância da preservação de suas tradições.
"Cada página é uma homenagem ao nosso São João, com histórias, sabores e vivências que fazem parte da nossa identidade. O livro é um abraço quentinho em quem ama essa tradição", disse Amanda em entrevista ao MASSA!.

Descobertas e momentos marcantes
Durante as viagens, a jornalista se surpreendeu com inúmeras histórias, mas foi na capital baiana do forró, Senhor do Bonfim, que vivenciou um momento especial. Um encontro que lhe deu forças para seguir adiante.
"Em Senhor do Bonfim, aprendi um pouco sobre a receita da longevidade e da simpatia com dona Antonieta Bamberg, considerada a eterna Rainha das Carroças do São João da cidade. Com 92 anos na época da nossa entrevista, ela esbanjava bom humor e energia em pleno século 21, quando os nervos andam à flor da pele", relembra Amanda.
Eventos e reconhecimento
Logo após o relançamento independente da obra, Nas Trincheiras da Alegria teve uma recepção calorosa. O livro foi prestigiado no evento Alagoinhas na FLICAS – a primeira Festa Literária Internacional da Caspal – e também fez parte do primeiro Festival de Forró de Amargosa.
"Foi uma honra participar desses eventos inaugurais em suas cidades. Em Alagoinhas, conheci diversos escritores independentes e foi uma experiência enriquecedora refletir sobre identidade cultural. Em Amargosa, o festival marcou o início dos festejos juninos, e eu amei fazer parte desse momento de celebração da nossa cultura nordestina. Em Santo Antônio de Jesus, participei de uma noite especial no lançamento da grade oficial da festa e fui agraciada com uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Uberdan Cardoso, como reconhecimento pela minha pesquisa e valorização dessa tradição tão importante para nós", conta Amanda, orgulhosa.
A trajetória de Amanda Mota
Com uma sólida carreira no telejornalismo, Amanda Mota é uma das figuras de destaque na comunicação baiana. Com mais de 20 anos de atuação, passou pela TV Educativa da Bahia e, atualmente, coordena o programa Universo, da TV Aratu/SBT. Nascida em Salvador, mas criada em Santa Teresinha, viveu de perto a cultura junina do interior, o que fortaleceu sua conexão afetiva com o tema do livro.
"Cresci vivenciando o São João, brincando ao redor da fogueira, com muita música, dança e degustando delícias de porta em porta", recorda. Agora, com Nas Trincheiras da Alegria, transforma essas memórias em um legado cultural que celebra e preserva a identidade nordestina.
Quem estiver interessado em adquirir a obra, pode encontrar na plataforma Amazon.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos