22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / São João

Para baixinhos - 23/06/2025, 08:01 - Vitória Sacramento

São João das Crianças leva diversão ao parque Costa Azul

Pequenos também ganharam programação especial para as festas juninas

Crianças se divertiram no Costa Azul
Crianças se divertiram no Costa Azul |  Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

O São João é uma festa para todas as idades, e, em Salvador, a programação também contemplou os pequenos. No último fim de semana, o Parque Costa Azul recebeu o São João das Crianças, evento gratuito voltado exclusivamente para o público infantil e suas famílias.

Leia Também:

Realizada nos dias 21 e 22 de junho, a festa atraiu mais de 8 mil pessoas, de acordo com os organizadores. Ao longo dos dois dias, o espaço foi tomado por uma programação repleta de música, brincadeiras, comidas típicas e muita animação para a criançada.

Essa foi a segunda edição do evento, idealizado por Cássio Franco e faz parte de uma programação temática ao longo do ano, que já incluiu edições especiais de Carnaval, Páscoa e Dia das Crianças. Assim como nas edições anteriores, o foco foi oferecer um espaço acessível, seguro e inclusivo para o lazer infantil, sempre respeitando a identidade cultural nordestina.

Durante o evento, as crianças puderam se divertir com uma variedade de brinquedos infláveis, cama elástica, oficina de pintura, pinturinha facial e atividades artísticas. A programação contou com apresentações de quadrilhas infantis, contação de histórias, tio Paulinho, grupo Canela Fina, Estripulia, entre outros. A ambientação também foi pensada para remeter às vilas juninas, com áreas cobertas para sombra e proteção contra chuva, além de espaço amplo, plano e acessível.

“O diferencial é que aqui tudo é gratuito. Sabemos que muitas famílias não têm condições de pagar por brinquedos em festas. Aqui, a criança chega e já encontra tudo pronto para aproveitar o dia. É um espaço de convivência e alegria”, afirmou Cássio Franco.

Grande movimentação

As atividades aconteceram das 10h às 18h, com os maiores picos de público no final da tarde. Apesar da grande movimentação, a organização garantiu que o evento se manteve confortável e sem superlotação. Um posto de atendimento médico também foi disponibilizado, mas, de acordo com os organizadores, não houve necessidade de atendimentos emergenciais.

Quem participou, aprovou. A dona de casa Viviane Almeida, de 34 anos, levou a filha de cinco anos pela primeira vez e elogiou a iniciativa: "Foi maravilhoso. Tudo bem organizado, brinquedos de qualidade, apresentações lindas. Minha filha ficou encantada com a quadrilha".

Galerinha ganhou um espaço só para eles
Galerinha ganhou um espaço só para eles | Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

Já a auxiliar de serviços gerais Luciana Costa, de 29 anos, também compareceu ao evento com o filho e destacou o valor cultural da festa. "A gente vê muito hoje em dia as crianças afastadas das nossas tradições. Aqui foi diferente. Ele se divertiu e ainda aprendeu. Tomara que tenha de novo ano que vem".

Além de promover o lazer infantil, o evento também teve como proposta fortalecer a memória afetiva das crianças em relação ao São João, estimulando o contato com as raízes culturais nordestinas desde cedo. "Se elas não tiverem essa vivência agora, não vão valorizar no futuro. É um trabalho de preservação e fomento da nossa cultura popular", explicou Cássio.

O São João das Crianças foi patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, Embasa e Empresa Gráfica da Bahia (EGBA). Segundo os organizadores, a próxima edição do projeto será em outubro, com o Dia das Crianças, e, em 2026, estão previstas novas edições do Carnaval das Crianças e do próprio

exclamção leia também